O ator e diretor de Hollywood Robert Redford faleceu aos 89 anos, confirmado pelo seu assessor Cindi Berger nesta terça-feira (16).
O ator e diretor de Hollywood Robert Redford faleceu aos 89 anos, confirmado pelo seu assessor Cindi Berger nesta terça-feira (16).

Morre aos 89 anos ator e diretor Robert Redford

O ator e diretor de Hollywood Robert Redford morreu nesta terça-feira (16). A informação foi confirmada pelo seu assessor Cindi Berger. Ele tinha 89 anos.

Conhecido por papéis em “Butch Cassidy” (1969), “Todos os Homens do Presidente” (1976) e “Proposta Indecente” (1993), Redford também dirigiu filmes premiados como “Gente Como a Gente” (1980), que lhe rendeu o Oscar, e “Nada é Para Sempre” (1992). Relembre os principais filmes do astro.

 

Robert Redford e Dustin Hoffman no clássico do cinema "Todos os homens do presidente", de 1976 • Divulgação

Robert Redford e Dustin Hoffman no clássico do cinema “Todos os homens do presidente”, de 1976 • Divulgação

 

A paixão pelo cinema de Redford o levou à criação do Sundance Institute, uma organização sem fins lucrativos que apoia o cinema e o teatro independentes e é conhecida por seu Festival de Cinema de Sundance.

O astro de Hollywood também foi um ambientalista dedicado, mudando-se para as montanhas de Utah em 1961 e liderando esforços para preservar a paisagem natural do estado e do oeste americano.

As últimas aparições de Redford foram em “Our Souls at Night” (2017), filme da Netflix que estrelou ao lado de Jane Fone , “O Velho e a Arma” (2018), que ele disse que seria seu último – embora tenha dito que não consideraria se aposentar; e faz uma breve aparição em “Vingadores: Ultimato” (2019). 

“Para mim, aposentadoria significa parar ou desistir de algo. Existe uma vida para levar, por que não vivê-la o máximo que puder, enquanto puder?”, disse à CBS Sunday Morning em 2018.

Em outubro de 2020, Redford expressou a sua preocupação com a falta de foco nas alterações climáticas no meio dos incêndios florestais devastadores no oeste dos Estados Unidos, em um artigo de opinião que escreveu para a CNN.

Naquele mesmo mês, o filho de Redford, de 58 anos, morreu de câncer. David James Redford – o terceiro de quatro filhos de Robert Redford e da ex-esposa Lola Van Wagenen – seguiu os passos do pai como ativista, cineasta e filantropo.

Um jovem inquieto

Nascido em Santa Monica, Califórnia, perto de Los Angeles, em 1936, o pai de Redford trabalhou como leiteiro e contador, mudando-se mais tarde com a família para uma casa maior nas proximidades de Van Nuys.

“Eu não o via muito”, lembrou Redford sobre seu pai em um programa em 2005. Como sua família não tinha dinheiro para pagar uma babá, Redford passou horas na seção infantil da biblioteca local, onde ficou fascinado por livros sobre mitologia grega e romana. No entanto, Redford não era um aluno exemplar. 

“Eu não tinha paciência… não estava inspirado”, lembrou Redford. “Foi mais interessante para mim brincar e me aventurar além dos parâmetros em que cresci.”

Atraído pelas artes e pelos esportes – e por uma vida fora da extensa Los Angeles – Redford ganhou uma bolsa para jogar beisebol na Universidade do Colorado em Boulder em 1955. Nesse mesmo ano, sua mãe morreu.

“Ela era muito jovem, não tinha nem 40 anos.” Redford disse que sua mãe “sempre apoiou muito [minha carreira]” – mais do que seu pai.

“Meu pai atingiu a maioridade durante a Depressão e tinha medo de correr riscos… então ele queria o caminho reto e estreito para mim, no qual eu simplesmente não deveria seguir. Minha mãe, não importa o que eu fizesse, ela sempre perdoava e apoiava e sentia que eu poderia fazer qualquer coisa. “Quando saí e fui para o Colorado e ela morreu, percebi que nunca tive a chance de agradecê-la”, afirmou. 

Redford logo começou a beber, perdeu a bolsa e acabou sendo convidado a deixar a universidade. Ele trabalhou para a Standard Oil Company e economizou para continuar os estudos de arte na Europa.

“Vivi precariamente, mas tudo bem. Eu queria essa aventura. Queria a experiência de ver como eram outras culturas”, disse sobre o tempo na Europa.

Nasce uma estrela

Quando retornou aos Estados Unidos, Redford começou a estudar teatro na Academia Americana de Artes Dramáticas, em Nova York.

Fonte: CNN Brasil

Foto: CNN

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.