Câmara Municipal de Osasco, por meio da Comissão de Política Urbana, Meio Ambiente e Defesa dos Direitos do Consumidor e Serviços Públicos Municipais, a pedido do vereador Laércio Mendonça (PDT), realizou na noite desta segunda-feira (8) uma Audiência Pública para debater ações de segurança e ordenamento urbano na região dos jardins Conceição e 1º de Maio, na Zona Sul de Osasco.
O encontro aconteceu no CEU das Artes – 1º de Maio – Camila Rossafa e reuniu representantes das principais forças de segurança que atuam em Osasco. Laércio Mendonça explicou que a iniciativa surgiu após reuniões com lideranças comunitárias.
“Todos aqui estamos em uma mesma missão: tornar a região mais segura. Esta reunião acontece por causa da proposta feita pela população em um encontro em junho. Decidimos abrir o debate para que o público pudesse participar.”
O delegado seccional da Polícia Civil de Osasco, Dr. José Flamínio Ramos Martins, destacou a importância da integração entre as forças policiais.
“Nós formamos uma rede em Osasco e trabalhamos em conjunto. Na segurança pública, se um elo não funciona, todos são prejudicados — e isso não acontece aqui”, disse, ressaltando que cerca de 15 pessoas são presas diariamente na cidade.
O comandante da Guarda Civil Municipal, inspetor regional Erivan Gomes, respondeu a questionamentos da população e apontou que a desordem urbana impacta a qualidade de vida.
“Nos finais de semana recebemos uma quantidade exorbitante de reclamações sobre excesso de barulho. Na maioria das vezes, os problemas estão ligados a estabelecimentos comerciais que abusam e não respeitam a ordem.”
O capitão PM Marcos de Brito Nobre, do 14º BPM/M, reforçou a importância da prevenção.
“Precisamos mudar costumes para evitar crimes de oportunidade. É necessário criar dificuldades para quem pretende cometer delitos.”
Já o delegado Paulo Sérgio Maluf Barroso lembrou os avanços conquistados.
“Não podemos cair na desesperança e achar que nada está certo. As coisas estão melhorando.”
A população participou ativamente, cobrando soluções para problemas causados por tabacarias e adegas, além de relatar transtornos com barulho, roubos de veículos e pedindo maior presença policial em unidades de saúde e escolas nos horários de entrada e saída.
O presidente da Câmara, vereador Carmônio Bastos (Podemos), agradeceu a participação dos presentes e reforçou a necessidade de maior união comunitária.
“Precisamos querer fazer parte da resolução dos processos, não apenas dos processos em si. É fundamental termos mais união das lideranças, porque o problema de um é o problema de todos.”
Mesa dos Trabalhos
Compuseram a mesa: o vereador Laércio Mendonça; o presidente da Câmara, Carmônio Bastos; o secretário municipal de Segurança e Controle Urbano, coronel José Virgolino de Oliveira; o comandante da Guarda Civil Municipal, inspetor regional Erivan da Silva Gomes; o delegado seccional da Polícia Civil de Osasco, Dr. José Flamínio Ramos Martins; o delegado Paulo Sérgio Maluf Barroso; o capitão PM Marcos de Brito Nobre, do 14º BPM/M; o delegado titular da DIIMA, Dr. Marco Aurélio Floridi Batista; o secretário de Obras, Waldyr Ribeiro; o secretário adjunto de Transportes e Mobilidade Urbana, Claudenes Begnini; e a diretora de Fiscalização e Controle Urbano, Cristiane Freitas Enriquez.
Câmara Municipal de Osasco
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional