Diversos pontos de Cotia receberam faixas da ação de conscientização da Prefeitura alertando a população sobre a Lei Municipal 2.070/2019. O objetivo é fazer o maior número de pessoas possível tomar conhecimento da legislação e se conscientizar sobre a importância do respeito à determinação legal em favor da saúde e da vida de pessoas com transtorno do espectro autista e outros transtornos mentais, de pessoas idosas e de centenas de espécies de aves e outros animais que são, muitas vezes, mortalmente impactados pelo estampido de fogos de artifícios.
Com uma mensagem rápida, a Prefeitura de Cotia traz uma frase direta: “A lei é clara: fogos com estampido estão proibidos. Seja consciente”. Além das faixas afixadas no entorno de campos, quadras e locais onde acontecem eventos, a ação de conscientização está nos canais oficiais da administração municipal, como redes sociais e portal institucional.
“Toda forma de difusão de informação é importante. Informação leva conhecimento e, com conhecimento, a gente é mais consciente. Os fogos com estampidos arrancam sorrisos e euforia de alguns, mas provoca grande dor, susto, sofrimento em outros”, disse Solange Aroeira, Secretária da Mulher, Neurodiversidade e Inclusão Social.
A Guarda Civil Municipal de Cotia é a responsável pela fiscalização e autuação de desrespeito à lei, no entanto, este tipo de violação é de difícil punição. E é exatamente por isso que a Prefeitura aposta na informação como principal ferramenta de combate à soltura de fogos de artifícios com estampidos.
“A Guarda Civil está sempre a postos, mas com o tamanho geográfico de Cotia, fica complicado flagrar esse delito, a aposta na conscientização, neste caso, é a melhor ação do poder público”, disse o Secretário de Segurança, GCM Dourado. “Cumprir a lei é também um ato de empatia e cidadania. A festa só é completa quando todos podem celebrá-la em segurança, sem que a alegria de uns represente sofrimento para outros”, completou.
Problemas causados pelos fogos com estampido
Para as pessoas:
Estresse, ansiedade, queimaduras durante o manuseio, lesões na audição, cegueira, amputação. O barulho traz grande impacto na vida de pessoas sensíveis, como pessoas com transtorno do espectro autista, idosos, pessoas com problemas cardíacos.
Para os animais:
Pânico, ansiedade medo, tentativa de fuga, ferimentos e até convulsões. Taquicardia, desorientação e fuga e morte de aves.
Para o meio ambiente:
Poluição sonora afetando a qualidade de vida de diversos animais e pessoas, poluição atmosférica e resíduos poluentes. (Com informações: Unimed Norte Paulista)
Prefeitura de Cotia
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional