Prefeitura realiza Audiência Pública para elaboração da LOA e revisão da LDO 2026
Prefeitura realiza Audiência Pública para elaboração da LOA e revisão da LDO 2026.

Barueri realiza audiência sobre orçamento 2026

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Finanças, realizou na manhã do sábado, dia 16, no ITB Prof. Munir José – Unidade Jardim Paulista da Fiebtech, a Audiência Pública presencial para elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026, do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029 e para a revisão da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2026. 

A audiência segue em formato virtual até o dia 5 de setembro, como forma de ampliar a participação da população na definição dos investimentos e na destinação dos recursos públicos. 

 

 

Os cidadãos podem acessar o portal https://www.barueri.sp.gov.br/sistemas/OrcamentoParticipativo/ para registrar suas sugestões, escolhendo áreas específicas ou descrevendo propostas de forma clara e objetiva. 

A participação pode ser feita nos mesmos moldes da audiência presencial, com sugestões para os eixos temáticos de Educação, Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Esportes, Cultura, Assistência Social e Governo. Após o recebimento e análise das propostas, as peças orçamentárias serão encaminhadas à Câmara Municipal para apreciação e votação dos vereadores. 

Sugestões e debates  

Durante o evento presencial, realizado no ITB do Jardim Paulista, houve uma solenidade de abertura, painel de contextualização, discussão em grupos temáticos e plenária final. Os participantes debateram propostas indicadas pelas secretarias municipais, além de novas sugestões da sociedade civil. 

Presente na audiência, o secretário de Finanças, Gustavo César, ressaltou a importância da participação popular:

“A Prefeitura oferece muitos serviços, mas nem sempre sabemos exatamente o que o morador precisa. Por isso, fazemos essas audiências desde o ano 2000. Elas nos ajudam a entender as necessidades reais da população e a definir prioridades para o orçamento”, afirmou. 

O secretário também incentivou a participação online:

“O público mudou, e a internet facilita muito esse processo. As propostas serão apresentadas com total transparência. É fundamental que o prefeito conheça as demandas da população para definir as diretrizes dos próximos anos”, destacou.

Investimentos  

A elaboração do orçamento conta com a consulta direta à população para definir como será aplicada a receita prevista. As sugestões podem resultar em novos investimentos em áreas como construção de escolas e unidades de saúde, pavimentação de ruas, abertura de vias, canalização de córregos, além da manutenção de equipamentos e serviços públicos. 

Morador do Jardim Tupanci, João Batista Fernandes Rocha participou da audiência e destacou a relevância do evento:

“Vim para conhecer o processo e dar minhas sugestões. Acho muito importante participar. Mais pessoas deveriam se envolver para entender melhor como funciona a Prefeitura, suas secretarias e a própria Câmara Municipal”, opinou.

 

Prefeitura de Barueri

Crédito de fotos (equipe): Fernando Foca/Secom Barueri
Crédito das fotos (grupos de trabalho): Arleno Marques/Secom Barueri

 

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