O SET Expo levou milhares de visitantes ao Distrito Anhembi, de 18 a 21 de agosto, transformando-se no centro das principais discussões que hoje mobilizam o setor de mídia e entretenimento no país. Os avanços e desafios da TV 3.0, cujo decreto deve ser assinado pelo governo federal no próximo dia 27, debates sobre o futuro da TV aberta, streaming a inteligência artificial como parceira criativa, distribuição via satélite, agenda de rádio e a escalada dos canais FAST, foram apenas alguns dos temas que estiveram na agenda do evento.
“Foram 29 mil pessoas nos corredores do SET Expo e em nosso Congresso. Em 2024 já havíamos batido recorde de público e nos superamos novamente, com um aumento de 38% na visitação. Fizemos um planejamento cuidadoso, com muitas inovações. Agradeço a todos os patrocinadores, exibidores, congressistas, palestrantes, keynote speakers e visitantes. Nosso papel foi oferecer o palco e quem brilhou foi a nossa indústria”, disse Paulo Henrique Castro, presidente da SET.
“No SET EXPO 2025, a transformação da mídia e do entretenimento no Brasil ganhou forma, impulsionada pela DTV+, novas oportunidades de publicidade, métricas evolutivas e um foco renovado na experiência do consumidor”, afirmou o vice-presidente da SET, Carlos Octávio Queiroz, vice-presidente da SET.
Luana Bravo, diretora executiva da SET, resume o sucesso da edição 2025.
“Esta foi uma edição especial, cheia de novidades, com painéis interessantíssimos e com conteúdo relevante, além da feira repleta de novidades. E já estamos nos preparando para o ano que vem, esperando rever a todos em agosto de 2026, com um evento ainda maior”.
O SET Expo 2025 também contou com um painel histórico reunindo os CEOs das quatro maiores emissoras brasileiras, Globo, Record, SBT e Bandeirantes. Entre os temas estavam a importância da TV aberta no Brasil, e as tendências tecnológicas que devem se tornar paradigmas do broadcasting, como o DTV+.
Durante o painel, Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, ressaltou que o ecossistema de mídia está cada vez mais complexo e que é preciso criar modelos para vencer o desafio das novas gerações.
“É difícil prever 10 anos, mas vamos construindo o futuro a cada momento. A inteligência artificial certamente vai mudar a forma como interagimos com os conteúdos”. Daniela Beyruti, CEO do SBT, destacou: “Temos a oportunidade de mostrar que a TV continua muito forte. Nossa força é agregada e precisamos defender a transmissão de informação e o entretenimento de qualidade”.
O CEO do Grupo Bandeirantes, Claudio Luiz Giordani, por sua vez, disse que a integração com as redes sociais abre novas oportunidades.
“As redes sociais comentam o que acontece na TV brasileira. Precisamos valorizar esse meio. O rádio e a TV vão continuar crescendo, gerando empregos e utilizando a internet a nosso favor. Não é concorrência, e sim fortalecimento do meio”. Já o CEO da Record, Marcus Vinícius Vieira, também destacou o duplo papel da TV aberta. “Temos dois objetivos claros: atender o público final e o mercado publicitário. Precisamos oferecer experiências eficientes para ambos. Essa união do setor é fundamental e a TV 3.0 já ajuda a derrubar barreiras tecnológicas.”
O Congresso | O 35º Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento contou com uma grade de mais de 70 palestras nos quatro dias de evento, reunindo 300 palestrantes e 4.000 congressistas. Já o espaço da feira trouxe 500 marcas expositoras. Realizado em quatro salas e no auditório do Distrito Anhembi, os painéis foram agrupados em trilhas temáticas. Durante a programação, inteligência artificial, gaming, canais FAST, distribuição de satélite, os principais temas de rádio e a implantação da TV 3.0 no Brasil apareceram como grandes destaques, reforçando as transformações do setor de mídia e entretenimento.
O SET Expo 2026 retornará ao Distrito Anhembi em agosto do ano que vem, de 17 a 20.
Sobre a SET
Centro de excelência de atualização, representação e difusão de conhecimento de profissionais e empresas do setor, a SET é uma associação que atua como HUB de tecnologia, debates e negócios de toda a comunidade que compõe e mantém contato com o mercado, atual e futuro, de broadcast, mídia e entretenimento.
SET Expo
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional