A Ecovias Raposo Castello anuncia sua entrada oficial na campanha ‘Assédio, Pare’, do grupo EcoRodovias, que combate toda a forma de assédio e injúria, principalmente contra profissionais nas cabines de pedágio e equipes de atendimento aos usuários das rodovias. Com isso, a concessionária firma um compromisso contra o assédio moral, sexual, racial e de gênero nos ambientes operacionais das rodovias e em suas instalações administrativas. Além de se engajar com a mobilização, a Ecovias Raposo Castello está desenvolvendo iniciativas internas para aumentar a conscientização sobre o tema e estimular que casos sejam formalmente denunciados.
“Um carro parou e, ao olhar para dentro, vi que o motorista se expunha de forma indecente. Fiquei sem reação. Pedi o pagamento e ele insistia para que eu olhasse. Ameacei chamar a polícia, e só então ele entregou o dinheiro, tentando puxar minha mão para dentro do carro. Consegui me soltar e disse que ele era nojento. Ele apenas riu e foi embora. A gente fica sem chão”, conta outra operadora, que também prefere não se identificar.
A campanha busca justamente estimular que situações como essa sejam registradas nos canais adequados e tratadas pelas autoridades competentes. Mesmo em ambientes públicos e movimentados como as rodovias, também ocorrem assédios de caráter sexual.
“Um caminhoneiro chegou para fazer o pagamento, abriu a porta e estava totalmente sem roupa. Me desviei na hora e, com cara fechada, pedi o pagamento, mas ele ficou me chamando. Quando deu o dinheiro, pegou na minha mão e começou a alisar. Pedi para parar e, na hora que fui dar o comprovante, ele abriu a porta e passou a se exibir de forma obscena. Fiquei sem chão. Depois daquele dia, comecei a chorar na cabine”, relata uma operadora de pedágio que não quer se identificar.
Para reforçar a prevenção e dar suporte às equipes, a concessionária promoverá treinamentos e distribuirá cartilha sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho com o objetivo de ampliar a autopercepção de quem sofre a violência – muitas vezes naturalizada por questões culturais – e de quem a pratica. Os colaboradores contam ainda com canais de denúncia que podem ser acionados de forma anônima, como o Canal de Ética, a Ouvidoria e o RH. A concessionária reforça, assim, seu compromisso de coibir comportamentos abusivos e promover a cultura do respeito em todas as suas operações.
Além da campanha, o Grupo EcoRodovias e todas as suas concessionárias têm protocolo interno de resposta a assédio, que orienta colaboradores e lideranças sobre como proceder em casos de denúncias: desde o acolhimento da vítima, passando por suporte psicológico até encaminhamentos formais e jurídicos, quando necessário.
ECOVIAS
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