Os interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2025 devem realizar a inscrição até a próxima sexta-feira, 18 de julho, por meio do Portal Acesso Único. Nesta edição, estão disponíveis 74.500 vagas em 18.419 cursos/turnos, oferecidos por 1.215 instituições particulares de ensino superior. O candidato pode escolher até três cursos, indicando a ordem de preferência entre eles.
CRONOGRAMA
- Inscrição: 14 a 18 de julho
- Resultado da pré-seleção chamada única: 29 de julho
- Complementação da inscrição 30 de julho a 1º de agosto
- Pré-seleção da lista de espera: 5 de agosto a 19 de setembro
COMO SE INSCREVER — O candidato deve acessar a página do Fies por meio do Portal Acesso Único (https://acessounico.mec.gov.br/fies) com o login do Gov.br, inserindo CPF e a senha. Quem ainda não tem conta, pode fazer na própria página do Gov.br. Os candidatos devem ficar atentos e usar somente a página oficial. O sistema identifica automaticamente os inscritos no Cadastro Único com renda familiar média per capita de até meio salário mínimo. Para eles, além das vagas do Fies, aparecem as vagas reservadas no Fies Social.
CRITÉRIOS — Podem se inscrever aqueles que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, que tenham obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e não tenham zerado a prova de redação. Também é necessário ter renda bruta familiar mensal per capita de até três salários mínimos. O exame não pode ter sido realizado na condição de “treineiro”.
EDITAL — Os requisitos, prazos e procedimentos estão descritos no Edital nº 16/2025, publicado pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com o edital, aqueles que não tiverem quitado financiamento anterior pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educativo ou aqueles que se encontrem em período de uso do financiamento não poderão participar desta edição.
RESULTADOS — O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de julho. Já a complementação da inscrição dos pré-selecionados ocorrerá de 30 de julho a 1° de agosto. Após essa etapa, o MEC faz novas convocações por meio da lista de espera para preencher vagas que eventualmente não tenham sido ocupadas. As convocações mediante a lista de espera ocorrerão entre 5 de agosto e 19 de setembro.
RESERVAS – Desde 2024, o Fies passou a reservar vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Além disso, metade das vagas são destinadas a candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo inscritos CadÚnico. O cadastro deve ter sido atualizado dentro do prazo exigido no edital. Esses estudantes podem financiar até 100% do valor do curso.
Fonte: GOV.BR
Foto: Divulgação/MEC
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional