Aumento de casos de síndrome respiratória causa alerta para Secretaria de Saúde
Aumento de casos de síndrome respiratória causa alerta para Secretaria de Saúde.

Aumento da síndrome respiratória em Mogi

ANUNCIO COTIA/LATERAL

A Prefeitura de Mogi Guaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta sobre o aumento dos casos de síndrome respiratória na cidade. A elevação, comum nesta época do ano, tem impactado diretamente a demanda por atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no pronto-socorro do Hospital Municipal Dr. Tabajara Ramos (HMTR).

Nesta sexta-feira, dia 23 de maio, uma reunião foi promovida pela Secretaria de Saúde no Hospital Municipal e reuniu os profissionais da área, a fim de que medidas possam ser tomadas com o objetivo de diminuir os casos entre os funcionários e para a adoção de medidas de prevenção, como o uso de máscaras e a correta higienização das mãos.

A principal preocupação da secretária de Saúde, Kelly Camilotti Cavalheiro, é com a evolução dos casos, uma vez que os quadros de síndrome gripal podem evoluir com comprometimento da função respiratória. Entre as principais causas estão os vírus da Influenza, COVID-19, VSR (Vírus Sincicial Respiratório), entre outros.

“Neste momento, estamos levando orientações para toda nossa rede municipal e vamos compartilhar com a Santa Casa e algumas medidas serão adotadas como prevenção, como o uso de máscara, a higienização das mãos e evitar visitantes na ala de internação de pessoas com gripe”, comentou a secretária de Saúde.

O superintendente do Hospital Municipal, Luciano Firmino Vieira, ressaltou que as equipes dos pronto atendimentos estão sendo comunicadas sobre as estratégias e que mais um quarto do HMTR será destinado para o atendimento de pacientes com sintomas mais graves e que precisam de isolamento.

“Com essa medida, separamos adequadamente os casos suspeitos e confirmados dos que estão com apenas a síndrome gripal”, destacou.

“A elevação no número de casos é típica deste período do ano, quando as doenças respiratórias se intensificam por conta das mudanças climáticas e da maior circulação de vírus. Diante desse cenário, é fundamental reforçar a importância da vacinação, especialmente contra a Influenza, além de manter medidas preventivas como a higienização frequente das mãos e o uso de máscaras em caso de sintomas gripais”, enfatizou Kelly.

A vacina contra gripe está disponível nas 21 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 11h e das 13h às 15h30. Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento com foto e CPF para o registro no sistema do Ministério da Saúde. No caso das crianças, além dos documentos, é solicitada a carteirinha de vacinação.

 

Arlindo vendas de Apartamento

Prefeitura de Mogi Guaçu

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.