No sábado (26), Barueri participou da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, com ampla adesão da população. A ação ocorreu na UBS Cleuso de Oliveira, no Jardim Belval, das 8h às 17h, e em cinco escolas municipais, das 8h às 12h: Complexo Carlos Osmarinho de Lima (Jardim Flórida), EMMEI Maria José de Oliveira Barros (Vila São Jorge), Complexo Professora Maria Meduneckas (Jardim Silveira), EMEI Décio Trujillo (Jardim Paulista) e EMMEI Maria Menezes Bezerra (Jardim Mutinga).
A vacinação teve como foco principal as crianças de até seis anos, mas também atendeu outros públicos, como idosos, profissionais da educação, pessoas com deficiência, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo. Foram aplicadas 828 doses, com 682 pessoas imunizadas. Segundo dados do SISS (Serviço de Inteligência da Saúde de Barueri), 779 pessoas compareceram aos postos de vacinação, e 97 estavam com a caderneta atualizada.
Zé Gotinha em ação
No Complexo Maria Meduneckas, as vacinas foram aplicadas por uma equipe coordenada pela enfermeira Bianca Pologrossi. O técnico de enfermagem Anderson Domiciano destacou que quem estava com vacinas atrasadas pôde completar o esquema vacinal no local. A presença de Zé Gotinha também animou as crianças e contribuiu para um clima leve e acolhedor.
A manhã também foi marcada por uma reunião escolar promovida pela diretora Cecília Maria Siqueira Silva e pela coordenadora pedagógica Greyce dos Santos Camargo Gonçalves. Foram apresentados o projeto pedagógico, decisões do Conselho da Escola e temas como o uso de uniforme, a festa junina e o passeio escolar. Após a reunião geral, os pais se dividiram em salas com os professores para esclarecimento de dúvidas.
Projetos
Entre os projetos apresentados, destacou-se o “Sementinhas do Futuro”, lançado em março, que visa formar agentes ambientais mirins e conscientizar sobre o uso sustentável dos recursos naturais. O casal de tucanos “Tuco” e “Tica”, que frequentemente visita as árvores da escola, são as mascotes do projeto.
Moradores como Marinalva Jesus da Silva e Jânio Fábio Ferreira, pais das gêmeas Manuelle e Antonelly, aprovaram a iniciativa: “Nossa manhã foi bem proveitosa. A fila estava andando bem. Foi tranquilo”, contou Marinalva. Já Domingos Conceição Santiago, com o filho Gabriel, de 4 anos, destacou o acolhimento dos profissionais e o bom andamento da vacinação e da reunião com os professores.
Prefeitura de Barueri
Fotos: Fernando Foca/Secom (capa) e Jorge Ferreira/Secom
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional