Seguindo uma proposta da Secretaria de Saúde de Barueri, a FiebTech (Fundação Instituto de Educação de Barueri) lançou uma plataforma interativa para seus alunos e também os pais aprenderem mais e, ao mesmo tempo, ajudarem a combater o mosquito da dengue. O quiz está disponível na área do aluno ou do responsável #souFIEB.
A plataforma foi idealizada durante as reuniões do Geade (Grupo Emergencial de Ações e Combate à Dengue e outras Arboviroses), do qual a FiebTech faz parte juntamente com as demais Secretarias e órgãos municipais. A interface foi criada pelo Departamento de Gestão em Tecnologia da Informação da FiebTech a partir de perguntas formuladas por especialistas da Saúde sobre dengue e possíveis focos do mosquito nos bairros.
O objetivo é conscientizar alunos, responsáveis e toda a comunidade escolar sobre a importância de combater o transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela. Os dados coletados por meio desse recurso serão utilizados pela Prefeitura para fazer um levantamento dos bairros com maior incidência de criadouros do mosquito.
O quiz, que entrou em funcionamento no dia 27 de maio, testa os conhecimentos sobre a epidemia de dengue que tem afetado 70% da população brasileira e cujo controle exige ação conjunta. As perguntas vão desde os sintomas da dengue até as melhores práticas de prevenção.
Como participar
Para participar do quiz, o aluno deve acessar a “Área do aluno”; no caso dos pais, é só acessar a área “Sou responsável”, e localizar o link para o quiz e responder as perguntas de múltipla escolha. A resposta correta e uma explicação aparecem sempre ao final de cada questão.
Como combater a dengue
Para combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, o Ministério da Saúde orienta:
– Receba bem os agentes de saúde;
– Coloque areia nos vasos de planta;
– Não acumule sucata e entulho;
– Guarde pneus em locais cobertos;
– Amarre bem o saco de lixo;
-Mantenha a caixa-d’água bem fechada;
– Limpe bem as calhas de casa;
– Esvazie garrafas pet, potes e vasos;
– Elimine entulhos e cacarecos.
Se não houver água parada, não há como o mosquito se desenvolver. Acabar com os focos é responsabilidade de todos.
Jaqueline Duarte – 28/05/2024
Crédito da foto: Divulgação/ FiebTech
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional