UPA de Jandira promove workshops de lavagem das mãos

Em comemoração ao Dia Mundial da Higiene das Mãos,  a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) de Jandira realizou uma série de treinamentos para conscientização dos funcionários. As atividades, conduzidas pelo enfermeiro Willians Alkmin Medeiros, que atua na área de qualidade e no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), aconteceram nos dias 6, 8 e 15 do mês de maio e contaram com a participação de todos os profissionais.

“Procuramos mostrar a importância da limpeza correta das mãos não apenas aos que lidam diretamente com pacientes, mas também ao pessoal da recepção, da segurança, copa… Ninguém está livre de pegar ou transmitir doença”, explicou Willians. “O assunto não é novidade para quem trabalha em ambientes ligados à saúde, mas é preciso sempre reforçar esse conhecimento”, disse.

11 passo para lavar as mãos

Na ocasião, os participantes relembraram os 11 passos para a lavagem das mãos com água e sabão e os 8 que devem ser seguidos para higienização com fórmula à base de álcool. Também foi reforçada a necessidade de repetir esses procedimentos em diferentes momentos do turno.

Ao final, voluntários lavaram as mãos com creme especial e, depois, no escuro, com luz ultravioleta, o palestrante avaliou se ainda existiam bactérias. A técnica em Enfermagem Rosângela Lopes aprovou o evento: “é sempre bom estar relembrando e reforçando a importância da higienização”, afirmou.

Este ano, o tema da campanha lançada em todo o mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e apoiada no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é “Cuidado seguro para todos está nas suas mãos”. O objetivo é evitar as infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras).  

Quando higienizar as mãos

 De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a higiene deve ser feita em 5 momentos:

 1) Antes do contato com o paciente.

2) Antes da realização de procedimento asséptico.

3) Após risco de exposição aos fluidos corporais.

4) Após contato com o paciente.

5) Após contato com as áreas próximas ao paciente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: