Tradicionais eventos devem movimentar a cidade de Santana de Parnaíba e fomentar a economia nos próximos meses

Santana de Parnaíba tem uma vocação natural para a cultura e o turismo. É conhecida pelos tradicionais eventos que são realizados na cidade, atraindo milhares de pessoas. Com a pandemia, os eventos precisaram ser interrompidos, diminuindo a geração de renda e consequentemente a economia do município. Porém, passados dois anos, os eventos estão de volta e com grande expectativa de público.

No sábado (14/05), foi a vez da Festa do Cururuquara fazer sua reestreia. A comemoração que já é realizada há 135 anos comemora a abolição da escravatura e conta com manifestações religiosas em louvor a São Benedito e Nossa Senhora do Carmo, além da apresentação de vários grupos de samba de bumbo.

A festividade iniciou com a reza cabocla, na Capela Menor, em seguida os fiéis partiram para a procissão, levando a imagem de São Benedito, e no meio do caminho se encontraram com a outra procissão que estava com a imagem de Nossa Senhora do Carmo e seguiram para o Largo das Palmeiras, onde foi celebrada a missa.

Após a missa aconteceu o Levantamento do Mastro em homenagem aos Santos e a queima de fogos. A festa foi embalada ao som do Samba de Bumbo, que fez todos cantarem e dançarem ao longo da noite, mantendo assim a tradição na cidade.

Outro patrimônio imaterial de Santana de Parnaíba é a Festa de Santo Antônio do Suru, realizada há mais de 100 anos, no segundo domingo do mês de junho, celebrando o dia de Santo Antônio, um dos santos mais populares no Brasil.

Organizada pela Prefeitura juntamente com a comunidade católica, a festa começa bem cedo, normalmente às 7 horas da manhã com a saída da romaria dos fiéis a pé (atrás da Igreja Matriz). Em seguida, também na Praça da Bandeira, é a vez da concentração dos romeiros, montados a cavalo ou a bordo de suas charretes seguirem rumo à Capela de Santo Antônio para a celebração da missa solene em louvor ao “Santo Casamenteiro” e das “Causas Perdidas”.

Além da programação religiosa, o evento conta com apresentações musicais. A festa de Corpus Christi ficou conhecida nacionalmente, por atrair milhares de pessoas do Brasil e até mesmo de outros países, para conferir o tapete de aproximadamente 850 metros que possui quadros com passagens bíblicas decorando as ruas do Centro Histórico.

O tapete é confeccionado pelos fiéis, moradores e visitantes, que utilizam serragem colorida, pó de café, casca de ovo e argila, entre outros produtos.

Ao longo do dia também são realizadas missas na igreja matriz e na parte da tarde, uma missa campal, para que seja realizada a procissão que passa por cima dos quadros.

Um evento que já entrou para o calendário do município é o Encontro de Antigomobilismo, que reúne centenas de carros a partir da década de 20 nas ruas do Centro Histórico; além da exposição, os amantes dos automóveis ainda podem visitar o “mercado de pulgas”, que comercializa peças de carros e artigos antigos. A programação ainda conta com atrações musicais de época.

Dia 26 de julho é comemorado o dia de Santa Ana, e é quando acontece a “Festa da Padroeira”. As festividades se iniciam a partir das 5h da manhã com a Alvorada no Centro Histórico e missa ao longo do dia. Ao final da última missa, que ocorre no período da tarde, é realizada a procissão e quermesse na praça XIV de Novembro, encerrando com a queima de fogos de artifício.

O Aniversário da Cidade também é uma data muito esperada pelos munícipes, pois para festejar o marco tão importante é realizado um show gratuito para toda população, com artistas renomados, além da grande queima de fogos.

Já no mês de dezembro Santana de Parnaíba entra em clima natalino com o “Natal de Luz”, iluminando os principais pontos turísticos com milhares de lâmpadas e a confecção do presépio com os personagens articulados e em tamanho natural, trazendo diversas atrações musicais, como corais que encantam ainda mais os visitantes.

Folia de Reis, Carnaval tradicional para as famílias e o Drama da Paixão são outras programações culturais do município. Juntos esses eventos proporcionam a geração de renda e fomentam a economia da cidade.

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: