Tempestade desliga 5 turbinas de Itaipu e obriga usina a verter água

Uma tempestade na região oeste do Paraná interrompeu a operação de linhas de transmissão que conectam a usina hidrelétrica binacional de Itaipu ao Sistema Interligado Nacional (SIN), desligando assim, automaticamente, por segurança, cinco das 20 turbinas da usina.

Devido à diminuição na geração, houve redução da afluência e, também, do nível do rio Paraná a jusante da usina. Como o Acordo Tripartite – assinado por Brasil, Paraguai e Argentina – impõe limites de variação nos níveis do rio Paraná, foi necessário abrir o vertedouro da usina às 14h30 a fim de compensar temporariamente a variação de afluência sofrida com o desligamento das cinco unidades geradoras, informou a Itaipu em nota.

Segundo a empresa, o vertedouro permaneceu aberto pelo tempo e com valores de vazão estritamente necessários para compensar a redução parcial da geração.

“À medida que a Itaipu foi sendo demandada para o restabelecimento da geração aos valores originais, a vazão vertida foi sendo diminuída até o completo fechamento do vertedouro, às 22h28min de sábado”, informou a empresa.

De acordo com a companhia, o temporal não trouxe nenhum impacto às instalações da usina de Itaipu, que segue operando normalmente, com total disponibilidade de potência e energia.

 

Fonte: R7

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: