Barueri

Tecnologia de Santana de Parnaíba é reconhecida em um dos maiores prêmios de Smart City da América Latina

Na noite da última terça -feira, aconteceu a 9ª edição do Inova Cidade, um dos maiores prêmios de cidade inteligente da America Latina. A iniciativa contou com a participação de 96 projetos, dos quais 24 foram premiados, entre eles o Projeto Anna de Santana de Parnaíba.

Criada durante a pandemia para responder às principais dúvidas dos moradores da cidade e desobstruir os canais de atendimento da saúde, a inteligência artificial utiliza-se de soluções de Google Cloud e atua por meio de processamento de linguagem natural para oferecer os esclarecimentos aos munícipes.

Desde a sua implantação, a assistente, que hoje também encontra-se no App da Cidade (E-Parnaíba) já atendeu mais de 100 mil requisições e mantém uma média de 8 mil respostas por mês.

O trabalho totalmente desenvolvido pelo Laboratório de Ciência e Inovação da prefeitura, já havia sido reconhecido em 2020 pela Google como um case de sucesso, já que foi desenvolvido em apenas 49 dias, tempo recorde para o desenvolvimento desse tipo de serviço.

Outra ocasião que destacou a relevância do trabalho desenvolvido na cidade, foi o Política Digital 4.0, evento de tecnologia realizado pelo Comitê de Informática da Administração Pública do México – Ciapem, onde foi ressaltada a metodologia para a implementação da I.A. no município.

Além do case premiado, a administração municipal aposta na tecnologia para garantir a melhoria contínua da qualidade de vida na cidade. Entre outras soluções tecnológicas estão a implantação do prontuário e agendamento eletrôñico, plataformas específicas para a gestão da educação, implantação de iluminação de LED em 100% do município, monitoramento das entradas e saídas do município, o E-Parnaíba que reúne uma série de serviços dentro de um aplicativo para smartphones.

 

Conceito “A” em Tecnologia IEGM 2021

De acordo com pesquisa realizada pelo Índice de Eficiência da Gestão Municipal – IEG-M/ TCESP 2020/2021, “Santana de Parnaíba é Conceito A em Tecnologia”. A pesquisa, é baseada em novas tecnologias de controle externo que são utilizadas para um novo modelo de fiscalização, com foco nos princípios da Economia, da Eficiência, da Eficácia e da Efetividade, respeitando suas atribuições constitucionais e legais. O órgão fez esses levantamentos com o objetivo de trabalhar pela melhoria do serviço público e da qualidade de vida do cidadão paulista.

 

Número 1 em Inovação e dinamismo econômico – CLP 2021

Já segundo dados do Centro de Liderança Pública – CLP 2021, “Santana de Parnaíba é nº 1 em Inovação e Dinamismo Econômico”, entre as cidades com 100 a 149.999 mil habitantes.

Os resultados alcançados em importantes rankings de tecnologia e inovação se devem ao trabalho que a prefeitura realiza na a cidade, com investimentos em infraestrutura e com atualizações constantes. O município conta com dois data centers construídos e mantidos pela SMTI, que realizam o gerenciamento das redes, telefonia e dados para todos os prédios públicos municipais, garantindo a melhora de comunicação interna e externa, por meio de infovia de fibra óptica. A administração ainda conta com a atualização de computadores e equipamentos e um corpo técnico de especialistas próprios para todas as áreas.

 

Santana de Parnaíba participa da Smart City Business Expo Brazil

Para manter a equipe de tecnologia antenada sobre as principais novidades e soluções para as cidades, a Prefeitura de Santana de Parnaíba participou da Smart City Business Brazil Congress 2022, nos dias 25 e 26 de maio.

Realizado no Centro de Eventos Pro Magno, o evento teve o intuito de integrar empresas, especialistas e o poder público para debater sobre infraestrutura digital para a gestão de municípios.

Na ocasião, Santana de Parnaíba teve papel de destaque e pôde contribuir com as experiências exitosas realizadas no município no setor de tecnologia que ajudaram a trazer mais qualidade de vida para os seus moradores.

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: