Secretaria de Cultura de Barueri abre inscrições para curso de Viola Caipira

A Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri está oferecendo um novo curso gratuito de música para a população: Viola Caipira. Quem quiser aprender a tocar as chamadas “moda de viola” basta se inscrever no curso oferecido nas bibliotecas Benedito Franco (Jardim Paulista), Cora Coralina (Parque dos Camargos), João Galdino (Jardim Silveira) e no Centro de Eventos, na Vila Porto. O curso é coordenado pelo professor e violeiro Jean Carreiro.

“A importância do curso de viola caipira na cidade de Barueri se dá principalmente pelo fato de dar continuidade à nossa cultura tradicional e do próprio movimento histórico vivo da Musica Popular Brasileira, que tem a música caipira como um dos seus expoentes”, explicou o professor Jean Carreiro.

Para as pessoas que já praticam a modalidade haverá ainda a oportunidade de fazer parte da Orquestra de Viola Caipira, cujos ensaios acontecem na biblioteca Benedito Franco.

A viola caipira é um instrumento musical de cordas e uma variante regional da viola brasileira, popularmente conhecida no interior do Brasil e considerada um dos símbolos da música nacional, principalmente da música sertaneja “de raiz”.

Vários artistas se destacaram na história da música caipira e fazem parte do imaginário popular como as duplas Tonico & Tinoco, Pena Branca & Xavantinho, Tião Carreiro & Pardinho, Liu & Léu entre outras. A viola é um instrumento com um potencial sonoro muito grande.

O músico e instrumentista, já falecido, Renato Andrade comprovou isso por meio de estudos em que conseguiu imitar instrumentos como harpa de concerto, harpa paraguaia, guitarra portuguesa, bandolim napolitano e balalaica Russa. A viola está presente em diversas manifestações culturais brasileiras como catira, fandango e folia de reis, entre outras.

Serviço

Bibiblioteca Benedito Franco, fone: 4194-6015

Biblioteca Cora Coralina, fone: 4201-5722

Biblioteca João Galdino, fone: 4194-6018

Centro de Eventos, fone: 4168-1809

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: