Secretaria de Cultura, CEPIR e coletivos de Taboão da Serra comemoram semana da Consciência Negra

No último final de semana, a Secretaria de Cultura e Turismo de Taboão da Serra, em conjunto com a Coordenadoria da Igualdade Racial (CEPIR) e coletivos da cidade, celebraram a semana da Consciência Negra, com o tema “Gritos e sorrisos, a força da nossa união”.

A Semana da Consciência Negra marca a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social em todo o país e em nossa cidade. O evento para comemoração teve diversas atrações como shows musicais, palestras, intervenções culturais, danças, feira TaboAfro e espaço kids.

O prefeito Aprígio destacou que o Governo Municipal está trabalhando em parceria com os coletivos. “Ouvir, dar voz e trabalhar em conjunto com os coletivos são ações que a nossa administração está fazendo desde o começo do ano. Com essa união fortalecemos a luta contra o racismo e desigualdade em nossa cidade e seguiremos com esse trabalho conjunto para avançar as políticas públicas de combate a qualquer tipo de preconceito”.

O secretário de Cultura, Binho, comentou sobre a semana da Consciência Negra. “O evento foi um sucesso, a Secretaria de Cultura, os coletivos e a CEPIR realizaram com muito carinho o evento para poder celebrar a semana da consciência negra, e mostrar as contribuições das matrizes africanas na formação de nossa cultura”.

Para o secretário adjunto de Cultura, Pai Joel de Xangô, o evento trouxe celebração e reflexão para a data. “É uma alegria estar aqui dando espaço aos povos tradicionais de matrizes africanas para mostrar toda a nossa cultura, porque eu também sou do povo tradicional de matriz africana. Oferecer esse espaço é fundamental e essencial para mostrar quem somos”.

Rosimere Batista Bento, empreendedora individual, explicou a importância da visibilidade da feira para os negros. “Precisamos mostrar que o negro trabalha bem, que o negro se encaixa em qualquer lugar, que ele é um artesão, que ele é um empresário, que ele está na política. Precisamos de mais oportunidades, e temos que fazer a nossa parte, temos que estudar e estar aptos a fazer tudo isso. Esse evento coloca em evidência tudo isso que a gente luta no dia a dia, essa batalha diária e a gente aos pouquinhos está chegando lá, acredito que estamos no caminho.”

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: