Secretaria da Mulher de Barueri: suporte e atenção exclusivos ao público feminino

A história do mundo comprova que as mulheres tiveram de viver à margem da sociedade. Não podiam participar de decisões importantes, não tinham direitos, apenas deveres, não podiam controlar o que acontecia em suas vidas, tinham sua voz calada e seu espaço desmoralizado. Mas com luta e determinação hoje cada vez mais as mulheres vêm tomando as rédeas de suas vidas, se empoderando e sabendo que elas nunca foram metade, mas seres completos com pleno direito à felicidade.

A Secretaria da Mulher foi criada no município de Barueri com o intuito de ajudar cada vez mais as munícipes. Tem como missão propor, coordenar e acompanhar as políticas públicas voltadas à mulher, fiscalizar e exigir o cumprimento da legislação que assegure seus direitos, além de promover cursos, atividades esportivas e de lazer, seminários, congressos e outros eventos que proporcionem uma maior integração entre o público feminino da cidade de Barueri.

A pasta possui cinco coordenadorias: de Administração, de Gestão de Projetos, de Enfrentamento à Violência, da Diversidade e de Articulação e Parceria. De forma integrada às demais Secretarias municipais da Prefeitura, as Coordenadorias têm como missão desenvolver e assessorar a mulher no seu desenvolvimento pleno, social, de emprego, renda, cultural, esportivo, de lazer e saúde, bem como melhorar a qualidade de vida da mulher, promover ações de enfrentamento à violência e de mobilização comunitária.

A secretária da Mulher, Giani Cristina de Souza, ressaltou como promover a autonomia das mulheres é urgente. “É importante que a mulher tenha esse empoderamento, mas o que é empoderamento? É ter conhecimento, não importa a idade que se tenha, é sempre estudar, não ser avessa às coisas novas, como a tecnologia. Acho que a gente tem que estar sempre presente nas situações, e não ficar com aquela frase “isso não é da minha época”. A nossa época é hoje, é agora, então empoderamento pra mim é isso, é conhecimento, e nós mulheres nos responsabilizarmos pelo que a gente quer, pelo que a gente deseja, é ser responsável pelo nosso desejo”. E continuou: “é difícil começar a estudar, mas o processo é gostoso, porque quando você adquire o conhecimento poderá dizer plenamente que se empoderou, porque você adquiriu poder sobre aquilo”, declara.

Pelo direito à qualificação

Pensando na qualificação profissional das mulheres, diversos espaços foram criados com o intuito de promover ensinamento e auxiliar na obtenção da renda própria. Em seis mil metros quadrados de área construída, as instalações da Secretaria oferecem piscina, quadra, academia, Delegacia da Mulher, espaço de estética e beleza, sala de dança e biblioteca.

O espaço “Casa Modelo” possui todos os ambientes de uma casa de verdade: sala, quarto, cozinha e área de serviço. Neste ambiente são oferecidos cursos de administração doméstica, camareira, congelamento de alimentos, organização de dispensa, dentre outros. O espaço de estética e beleza é um moderno espaço de aprendizado e aprimoramento profissional para as mulheres que queiram se especializar no promissor mercado de trabalho da beleza e da estética. São oferecidos cursos de manicure, auxiliar e cabeleireira, massagem e maquiagem. Neste segmento a Secretaria da Mulher busca a parceria com vários profissionais do setor e constante aprimoramento dos cursos através de workshop e palestras. O espaço gourmet é um ambiente sofisticado onde são realizados cursos e eventos na área da gastronomia, tanto para as interessadas na especialização técnica quanto para as que fazem da cozinha um momento de encontro e lazer.

Pelo direito à saúde

A academia conta com equipamentos de primeira qualidade, incluindo aparelhos ergométricos e de musculação articulados e livres. Um ambiente completo que proporciona melhor aproveitamento dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos, auxiliando na saúde de forma 100% gratuita. Na piscina são realizadas aulas de hidroginástica e natação. Na quadra é onde ocorrem diversas atividades esportivas, como aulas de ginástica, step, ginástica localizada, circuito funcional, além de diversos materiais, como colchonete, pesos livres, halteres, bolas suíças e corda estão à disposição para as alunas. A sala de dança oferece gratuitamente aulas de yoga, dança latina, contemporânea, samba, jazz, dança do ventre, country e axé.

Pelo direito à vida

Pensando em todos os aspectos que envolvem a vida de uma mulher, a proteção é o foco principal da Secretaria. A Delegacia da Mulher ocupa um anexo integrado à Secretaria. O atendimento realizado à população tem como ação o acolhimento da mulher no primeiro contato com a Delegacia. Um trabalho de esclarecimento é oferecido à mulher que tem seus direitos violados, sempre preservando sua integridade física e moral.

A Secretaria da Mulher está aberta de segunda a sexta, das 8h às 17h, mas devido a pandemia todo o atendimento e aulas estão ocorrendo de forma on-line. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 4706-4046 ou pelo E-mail: faleconosco.mulher@barueri.sp.gov.br . A Secretaria fica na Av. Sebastião Davino dos Reis, 756, na Vila Porto.

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: