Natal Encantado - Barueri

SDPD de Barueri chama a atenção para o Dia Nacional de Linguagem Brasileira de Sina

Comemora-se em 24 de maio o Dia Nacional de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), importante ferramenta de inclusão social, já que permite o rompimento da barreira de comunicação entre os surdos e deficientes auditivos e os ouvintes.

Qual é a diferença? o surdo é aquele que já nasceu com a deficiência, ao passo que o deficiente auditivo é o que perdeu a capacidade de escutar em razão do exercício de atividades insalubres ou mesmo de algum acidente.

A data foi escolhida em razão do sancionamento da Lei Federal 10.436 em 24 de abril de 2002. A partir de então, a Linguagem Brasileira de Sinais passou a ser reconhecida como meio legal de comunicação e de expressão.

A partir de 2004, todos os pronunciamentos políticos passaram a ter um tradutor de Libras, mas a profissão só foi regulamentada em 2010. Antes da pandemia de Covid-19, era comum vê-los atuando também em espetáculos musicais.

A Linguagem Brasileira de Sinais não é mímica. É formada por sinais e expressões e possui natureza visual e motora com estrutura gramatical própria. A linguagem de sinais é muito peculiar de cada país, portanto pode não ser compreendida em outros lugares que adotem o mesmo idioma.

Calcula-se que haja 10 milhões de pessoas com algum grau de deficiência auditiva no Brasil. Metade desse contingente é praticante da Libras.

A SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência) de Barueri adotou a Libras em 2010, mesmo ano de sua criação, e promove várias oficinais gratuitas ao longo do ano. Atualmente há um total de 116 pessoas matriculadas em 10 turmas on-line.

Há 2.390 pessoas com deficiência auditiva cadastradas em Barueri. 236 delas participam das ações do Departamento de Empregabilidade da SDPD e 60 foram inseridas no mercado de trabalho (33 delas são usuárias de Libras).

A data será lembrada nas redes sociais da SDPD (Facebook e Instagram) com a divulgação de um vídeo alusivo à Linguagem Brasileira de Sinais. Acesse também os sites www.libras.org.br e http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/dia-nacional-da-libras.

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: