Novembro Azul - Barueri

SAMU Regional Oeste Itapevi desenvolve programa pioneiro de qualidade de vida aos funcionários

Há cerca de dois meses, praticamente metade da equipe que integra o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Regional Oeste Itapevi tem realizado o atendimento ao cidadão com mais qualidade e com isso aumentado os níveis de produtividade no ambiente de trabalho.

Tudo isso foi possível graças à implementação de um programa inédito e pioneiro voltado, neste momento, exclusivamente aos profissionais do SAMU. A iniciativa foi apresentada pela médica Sumaia Amir Karam e acolhida pelo coordenador do SAMU Regional Oeste Itapevi, Evandro Augusto.

Sumaia é pediatra e pós-graduada em nutrologia, medicina do esporte, longevidade humana e hormônios, bodybuilding coach e estética e acupuntura. Possui ainda pós-mestrado em reiki.

O programa tem como objetivo oferecer mais qualidade de vida aos servidores por meio da implementação de prática de atividades físicas regulares e coordenadas, adoção de técnicas de reiki como forma de buscar equilíbrio emocional, além do apoio nutricional sob supervisão especializada da nutricionista pós-graduanda em nutrição hospitalar, Janaina Fernanda da Silva, que atua no controle de peso ou prevenção do surgimento de doenças relacionadas à má alimentação.

“Para implementar uma melhoria na qualidade de vida dos nossos profissionais, nos baseamos em estudos científicos que evidenciam alterações emocionais em profissionais da saúde mediante stress”, explica Sumaia.

Segundo estudos de revistas científicas, o profissional de saúde que atua no atendimento pré-hospitalar sofre sintomas físicos de stress em sua atividade diária. Os sintomas físicos listados pelos pesquisadores foram cefaleia (dor de cabeça), sensação de fadiga, dores nas pernas e taquicardia.

“De acordo com relatos dos nossos colaboradores, as dores sempre resultavam de stress emocional ou surgiam após atendimentos emergenciais, o que leva a crer que existe uma grande dificuldade deles em separar o stress físico do psíquico. Nossa investigação determinou a necessidade de medidas para acompanhamento dos funcionários na sua atividade laboral”, completa a médica.

A partir daí, foi elaborada uma cartilha com sugestões básicas para a melhoria da qualidade de vida da equipe de saúde. Foi identificado que o equilíbrio físico e espiritual estão diretamente vinculados e a importância de cuidar de ambos auxiliam na redução de quadros de stress e ansiedade generalizada muito comum em trabalhos de urgência e emergência.

A partir deste cenário, o SAMU Regional Oeste Itapevi, tem buscado melhorar a qualidade do ambiente profissional e pessoal de seus profissionais. Oferece aos seus funcionários em formato de adesão voluntária um programa de saúde física e mental, por meio da prática regular de atividades físicas (em academia própria) com orientação médica ambulatorial (exames laboratoriais e medicação para melhorar performance), além da aplicação de sessões de reiki. Atualmente, cerca de 50 funcionários de um total de 100 participam da iniciativa.

“Com todas estas técnicas inseridas, fica bastante evidente que, além dos profissionais terem melhores condições de trabalho, a população é diretamente beneficiada porque nossos colaboradores sentem-se mais preparados, estimulados e seguros para realizar o atendimento junto ao cidadão. Todos estão mais calmos e relaxados para estabelecer um parecer técnico e uma análise clínica mais crítica e reflexiva, além de uma melhor atuação diante de uma ocorrência”, argumenta Evandro.

Sobre o Reiki

É uma técnica criada no Japão que consiste na imposição de mãos para transferência de energia de uma pessoa para outra e acredita-se que desta forma é possível alinhar centros de energia do corpo, conhecidos como chakras, promovendo o equilíbrio energético, necessário para manter o bem-estar físico e mental.

SAMU

O SAMU Regional Oeste, sediado em Itapevi, também atende as cidades de Cotia, Carapicuíba, Vargem Grande Paulista, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Jandira. Conta com 93 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores-socorristas, telefonistas e administrativos. São 19 viaturas presentes nos municípios de abrangência do SAMU Regional.

O SAMU funciona na Central de Resgates de Itapevi (Rua Professor Dimarães Antonio Sandei, 264, na Cidade Saúde) e atende 24 horas. O telefone para emergência é 192.

O serviço também está qualificado para atender chamados de urgência, como infarto agudo do miocárdio, queda de altura, acidente de trânsito, tentativa de suicídio, gestante em trabalho de parto, engasgo, crises convulsivas, parada cardiorrespiratória, acidentes de trânsito, vítimas de ferimento por arma branca ou por arma de fogo, dentre outros.

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: