Ribamar Silva: “Vamos ajudar a transformar a vida das pessoas de Osasco”

O presidente da Câmara Municipal de Osasco, vereador Ribamar Silva (PSD), faz um balanço muito positivo de sua atuação à frente do Legislativo da cidade.
À frente da presidência da Casa no biênio 2019-2020, Ribamar conseguiu articular a aprovação de projetos importantes e pretende continuar buscando parcerias no ano que vem para ajudar o prefeito Rogério Lins (PODE) a amenizar o déficit no número de vagas em creches, gerar novas vagas de emprego e reduzir as desigualdades sociais no município.
Na entrevista, Ribamar comenta o resultado das eleições, destaca os planos políticos para 2021 e relembra a experiência dolorosa com a pandemia do novo Coronavírus, que ceifou a vida de muitas pessoas queridas, como foi o caso do vereador Ni da Pizzaria (PODE).

Qual a avaliação que o senhor faz do trabalho realizado ao final do mandato como presidente do Legislativo osasquense no biênio 2019-2020?
Ribamar Silva – Quando eu disputei as eleições, os vereadores confiaram uma missão à minha pessoa. Hoje tenho um sentimento de missão cumprida. Nós ampliamos bastante o trato com o funcionalismo e uma coisa que consegui adquirir foi o respeito dos funcionários da casa – tanto dos comissionados, que trabalham com os vereadores, como dos efetivos.
Eu acho que isso é um trabalho em conjunto que fizemos com a Mesa Diretora. É de suma importância ter pessoas parceiras que trabalham com você, e os próprios funcionários também ajudam no desenvolvimento da Câmara. Uma coisa que me deixa muito feliz é o reconhecimento dos funcionários. A população é bem atendida na Câmara, isso mostra respeito e organização.
Fizemos a reforma administrativa, que trouxe a valorização de todos os funcionários, tanto os comissionados quanto os efetivos. Eles tinham um anseio de valorização e nós conseguimos fazer isso.
Esse trabalho trouxe um ganho para a Câmara Municipal e para a cidade, porque, se o funcionário estiver motivado, com certeza, quando o munícipe chega à Câmara Municipal, é bem atendido.
Para prestar um serviço de qualidade, os funcionários têm que estar felizes. Então, nós deixamos que cada um escolhesse o departamento onde queria trabalhar. Hoje temos a certeza que os servidores da Câmara estão preparados para atender os munícipes da nossa cidade.

Como o senhor encarou as eleições deste ano e quais serão os seus objetivos para o próximo mandato?
Ribamar Silva – Foi uma eleição muito difícil e atípica, na qual não se podia fazer aglomeração de pessoas. Mas, com todos os cuidados que a Secretaria de saúde impôs, houve restrições. E, na política, essa restrição atingiu muito. Outra dificuldade foi o grande número de candidatos concorrendo a uma cadeira na Câmara.
As pessoas acreditavam na minha reeleição, mas nunca me pautei nessas opiniões e sim pelo meu trabalho.
A experiência que eu tenho é de uma eleição difícil, disputado com mais 800 candidatos. Nós crescemos, e isso é resultado do trabalho que fizemos ao longo dos quatro anos, com a minha equipe, que é formidável e sempre se empenhou em dar o melhor.
Minha postura foi a de ir para a rua, discutir com a sociedade, falar o que eu havia feito e o pode melhora, no que a cidade tinha avançado, no que o Poder Legislativo ajudou o Executivo a avançar na cidade. Afinal, todas as pautas que vinham para esta Casa, nós discutíamos com os vereadores. Nós discutíamos, pautávamos e votávamos coisas que eram pertinentes, que impactariam a vida da nossa cidade.
Quando ganhamos as eleições em 2016, sabíamos do compromisso assumido, que teríamos que atuar como verdadeiros servidores, Nossa equipe sempre esteve ciente disso.
Então, se fomos para a disputa e o número de votos aumentou, é porque exercemos esse papel de servidor e, com muito orgulho, a população nos deu um voto de confiança.
Nos próximos quatro anos, vamos legislar para essa cidade de 800 mil habitantes, vamos ajudar o prefeito nos projetos que são importantes, com os vereadores que entraram nessa Casa, para fazer a cidade avançar cada vez mais.

O senhor conseguiu vencer a Covid-19. Mas, infelizmente, o vereador NI da Pizzaria não resistiu. O que ficou dessa experiência?
Ribamar Silva – É uma coisa que mexe muito com o meu emocional. Ainda estou me recuperando, não é fácil. Têm pessoas que pegam a doença e ficam assintomáticas.
No caso do Ni, quando cheguei ao hospital com sintomas de Covid, ele estava lá, e estava bem. Eu estava ao lado dele. Eu falo isso com muita tristeza no coração, porque era um amigo que eu tinha na Câmara Municipal. E, de repente, quando cheguei ao hospital, o médico falou que ele teria alta na quinta-feira. Mas, quando foi na sexta-feira, ele foi para a UTI.
Então é uma doença muito séria. É um inimigo invisível, que você não sabe como vencê-lo.
Tenho conversado com as pessoas e peço para que tomem cuidado, porque você não sabe quem está ou não com o vírus, e a gente não sabe como cada um vai reagir ao contrair essa doença.
Todos os dias, eu agradeço a Deus por ter me dado o dom da vida de novo. Eu me vi numa situação muito complicada, e Ele me deu oportunidade de sair dessa doença Eu ainda estou me recuperando. Tenho problema respiratório ainda. Mas, graças a Deus, eu estou aqui pronto para trabalhar e fazer o melhor para a minha cidade.

O senhor pretende disputar a presidência da Câmara, em 2021?
Ribamar Silva – Eu tenho conversado com os vereadores e coloquei o meu nome para os colegas avaliarem. Tenho dialogado bastante e estou na disputa, mas sempre respeitando todos os parlamentares. Tive a felicidade de ser o mais votado, mas quando você vai para o plenário, a quantidade de votos não tem peso – é igual ao do colega que foi menos votado.
O que eu quero é contribuir com a minha cidade, fazer a minha cidade avançar cada dia mais e ajudar o prefeito Rogério Lins a fazer o seu segundo governo melhor do que o primeiro.

Nesses quatro anos o senhor trabalhou bastante por Osasco, tanto que a resposta veio nas urnas. Que trabalho o senhor pontua como importante para a cidade?
Ribamar Silva – Sempre debater os projetos que vão ao encontro do nosso povo. Mas, ser o mais votado das eleições de 2020 só me traz mais responsabilidade para trabalhar bastante.
Isso porque as pessoas acreditam no seu trabalho e sabem que você pode fazer muita coisa para ajudar.
Eu acredito na transformação. Uma pessoa me perguntou, durante a campanha, que bairro eu representava. Eu respondi que era do bairro de Osasco, porque eu discuto as políticas públicas da cidade, o que nós podemos fazer para gerar emprego, qual a conversa que temos de ter para trazer empresas da nossa cidade.
Acredito que, gerando emprego, você traz qualidade de vida para as pessoas, levanta a autoestima delas. E isso é o que a gente tem feito – trabalhado e dialogado.
Nós perdemos várias empresas na cidade porque não tinha diálogo entre o poder público e os empresários. O que nós estamos fazendo hoje é dialogar com os empresários para gerar emprego.
A minha preocupação é que temos um déficit em relação a creches, na área de educação. Estou pensando no trabalho que o Legislativo pode fazer para ajudar o prefeito Rogério Lins a diminuir isso, a falta de empregos e a desigualdade social.
É isso que a gente tem feito, e é isso que nós vamos fazer nos próximos quatro anos para transformar a vida das pessoas da nossa cidade de Osasco.
A minha palavra é de gratidão ao povo de Osasco, que sempre nos atendeu, sempre nos recepcionou muito bem, com muito respeito e carinho.
Agora, o que nós devemos fazer é retribuir esse carinho com muito trabalho e muita dedicação para transformar a vida dos osasqueneses.

Como o senhor vê a renovação em mais de 50% na Câmara para a próxima legislatura?
Ribamar Silva – Isso é tradicional na Câmara. Eu acho que a alternância do poder é boa, quando você traz sangue novo, pessoas novas. Não que os antigos não sejam bons. Foram bons. Eu sei que estou vereador, fui o mais votado, mas vai chegar uma hora em que as pessoas vão falar para mim – vai para casa, vai cuidar da sua vida. Faz parte do jogo.
Eu tive a oportunidade de conversar com a maioria dos vereadores. Tenho falado com eles que aqui é o parlamento. Essa palavra significa parlar, ou seja, falar. Por isso nós temos que ter as discussões e divergências no campo político, não no pessoal.
Se a gente for por esse caminho, com certeza as discussões vão ser calorosas, mas nenhum parlamentar vai perder o respeito pelo outro. Quem ganha com isso é a cidade. As discussões e as trocas de ideias são para o avanço de Osasco.

Que mensagem de final de ano o senhor deixa a todos nesse ano que foi tão atípico?
Ribamar Silva – Eu sempre uso a palavra gratidão. Mas esse é um ano muito diferente. Quero aqui deixar a minha solidariedade a todas as famílias que perderam os seus entes queridos, a todas as pessoas que sofreram com a Covid-19. Eu mesmo tive a infelicidade de perder duas pessoas da minha família.
Então, deixar a palavra de solidariedade a essas famílias, o nosso sentimento de muito carinho e respeito, não só pelos osasquenses, mas por todo o povo brasileiro. Nós perdemos muitas vidas.
Mas, também deixar uma palavra de motivação para as pessoas que estão aqui, para que sempre acreditem no futuro, num amanhã melhor, num país melhor, numa Osasco melhor. E deixar aqui o meu desejo de um Feliz Natal e um próspero ano novo, cheio de muita paz, de muita saúde. Porque se você tiver saúde você consegue enfrentar todos os desafios.
Deixo aqui a minha palavra de gratidão aos funcionários da Câmara, e a todos os servidores públicos de Osasco, meu respeito, o meu carinho, e que todos tenham um feliz natal e um ano novo de muitas bênçãos e prosperidade.
#linkbio #jornalimprensaregionalregoeste #osasco #prefeituradomunicipiodeosasco #rogeriolinsoficial #alinesoareslins #todosporlins #amorporosasco #camaradeosasco #meiriborges #ribamarosasco #coronavirus #prevencao #covid19 #quarentena #FicaEmCasa #renataabreu1919 #retomadadaeconomia #saudedeosasco #cartaomerenda #barueri #regiãooestedesp #osasco #carapicuiba #santanadeparnaiba #cotia #jandira #itapevi #piraporadobomjesus

Siga nas redes:
�Instagram: https://instagram.com/jornalimprensaregionalregoeste?igshid=1q8gslpng02gf
� Facebook: https://www.facebook.com/jimprensaregional/?ref=bookmarks

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: