Rainha do Congo visita Osasco

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, participou de um encontro com a majestade Diambi Kabatusuila Mukaji e Nkashama, rainha da Ordem do Leopardo, do grande Império Luba, povos nativos da África Central, na República Democrática do Congo.

O evento foi promovido pelo empresário Vrejhi Sanazar na sede do Diário da Região, e contou com a participação dos dançarinos da Cia. de Dança da Academia Panteras, que fizeram uma apresentação de dança afro para a majestade e convidados; representantes do Movimento Força da Mulher Osasquense, e da emissora ConecTv, do empresário Eudes Consoli, que exibiu o evento ao vivo nas redes sociais.

Tamanha é nossa honra em receber vossa majestade em nossa cidade. Osasco foi construída por muitos povos e se tornou esse grande município. Agradeço a todos os africanos e descendentes que ajudaram a construir a nossa história. A senhora é uma mulher de muita luta, que sonha, acredita e faz a diferença por onde passa e promove o amor e a harmonia entre os povos. Nascemos para sermos irmãos e eu acredito muito nisso”, disse Lins, agradecendo a rainha por sua vinda a Osasco, cidade-irmã da Província de Luanda em Angola.

Houve trocas de presentes. O prefeito e o secretário da Cultura, Éder B2, entregaram para a rainha uma arte em madeira da cidade de Osasco, e Vrejhi uma escultura de um artista brasileiro, como agradecimento pelo momento único.

Eu vejo cada um de vocês a chama do Divino. Vocês, brasileiros, são um presente para mim. Em todos os lugares que passei recebi muito carinho. Me solidarizo com as perdas recentes sofridas aqui, na escola, nos alagamentos e em Minas Gerais. Na minha cultura celebramos a morte porque sabemos que os que foram passaram para um plano superiormente melhor. A cultura brasileira se mistura com a africana. Cada um de nós é africano de alguma forma e, se pensamos nisso, a diversidade se torna algo interessante. Não é mais um problema. Cada um de nós é como a chama do Divino”, comentou a rainha Diamba, por meio da tradução feita pela jovem Natália Nascimento, do Movimento Dandariando Osasco.

O prefeito também participou de uma entrevista e, na sequência, de um almoço especial com a majestade e alguns convidados ligados à cultura e tradições afro-brasileiras.

A rainha chegou no Brasil no dia 27 de fevereiro, em sua primeira visita oficial e cumpriu uma extensa agenda de eventos educacionais, culturais, políticos e sociais por diversas capitais brasileiras.

Participaram do encontro o vereador Josias da Juco, representando o Legislativo; a presidente do Ilabantu – Instituto Latino Americano de Tradições Bangu –, Walmir Damaceno (Taata Katuvanjesi); o secretário adjunto da Cultura, Paulinho Samba de Rua, entre outras autoridades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: