Outubro Rosa - Barueri

Professora de Osasco é destaque em reportagem sobre Paulo Freire

Professora da rede municipal de ensino de Osasco, Nilma Sladkevicius Castellani, vencedora do Prêmio Educador Nota 10,foi destaque no telejornal do SP1 da Rede Globo. A reportagem exibiu o centenário do pernambucano educador Paulo Freire, que entre as suas diversas contribuições para a educação, construiu um método pedagógico inovador, sendo referência em dezenas de países e patrono da educação brasileira.

Durante a reportagem, a professora Nilma destacou sua alegria em lecionar na EMEF Luiz Bortolosso, localizada no Jardim Rochdale. “Estou representando os estudantes da educação de jovens e adultos do nosso município, representando os nossos professores, que batalham muito para realizar esse trabalho lindo de alfabetização. É importante eu poder falar sobre o valor da EJA na nossa cidade”, disse.

Na ocasião, a professora enfatizou que os alunos não sabiam ler e escrever, e após ingressarem na EJA, citou exemplos, que os mesmos estudantes já conseguem ler o destino do ônibus e preencher ficha de emprego, sem precisar da ajuda de outras pessoas. “É uma felicidade imensa perceber e acompanhar essa transformação na vida deles”, explicou.

O secretário de Educação, Cláudio Piteri, salientou a importância do legado de Paulo Freire na educação mundial e destacou ainda os excelentes profissionais que trabalham na educação municipal de Osasco: “A professora Nilma representa o trabalho comprometido dos docentes que atuam nas escolas da nossa cidade”.

Além disso, o currículo educacional da EJA utiliza o método de ensino freiriano, que tem auxiliado na alfabetização. “A metodologia de ensino tem formado cidadãos questionadores e transformadores da realidade. Contudo, os professores atuam como mediadores que sabem escutar e promover este processo de formação, gerando confiança entre os educandos e valorizando o conhecimento que este traz para a sala de aula”, concluiu.

Confira a reportagem que homenageou o centenário e legado do educador Paulo Freire, registro de sua biografia e obra. A matéria traz ainda depoimentos da esposa Ana Maria Araújo Freire, Mario Sergio Cortella, Sérgio Haddad, professora Nilma Sladkevicius Castellani e estudantes da EMEF Luiz Bortolosso. Acesse o link: (https://globoplay.globo.com/v/9874697/ ).

Informações / Prêmio Educador Nota 10

O projeto

Um sorriso negro, um abraço negro” foi o nome do trabalho desenvolvido pela professora Nilma na disciplina de língua portuguesa da EJA do Ensino Fundamental da EMEF Luiz Bortolosso. No projeto, alunos entre 24 e 71 anos participaram de uma série de atividades abordando preconceito, diferenças raciais e os estigmas que nascem a partir deles, despertando o interesse pela leitura e escrita nos estudantes.

A professora Nilma propôs a leitura em grupo de biografias de personalidades negras e incentivou a produção de autobiografias, considerando os conhecimentos e características individuais de cada estudante. Com o sucesso do projeto, ocorreu um aumento da procura pela EJA na escola, sendo necessária a abertura de uma segunda turma nessa modalidade de ensino.

 

Educador Nota 10

Com 4.876 inscrições recebidas em 2019, o prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita e, desde 2014, promove a premiação em parceria com o Grupo Abril, a Globo e a Fundação Roberto Marinho. A premiação homenageia professores da Educação Infantil ao Ensino Médio, além de coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: