Prefeitura de Taboão da Serra intensifica fiscalização para conter a COVID-19

A Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra realizou no sábado, 13/03, e no domingo, 14/03, uma super operação para orientar comerciantes e moradores sobre a importância de manter o distanciamento social. A etapa da Operação Sono Tranquilo abrangeu Taboão da Serra de ponta a ponta e contou com a participação de 40 Guardas Civis Municipais (GCM). A ação também contou com o apoio da Polícia Civil, através de uma viatura do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra).

A nova etapa da Operação Sono Tranquilo resultou no fechamento de 59 estabelecimentos, a maioria bares, que descumpriam o Toque de Restrição determinado pelo Governo do Estado e ratificado pelo Decreto Municipal 30/2021, que colocou Taboão da Serra na Fase Vermelha. Dois comerciantes foram encaminhados à Delegacia por desacato, um veículo Jeep Renegade roubado foi recuperado e diversos moradores que realizavam festas particulares com aglomeração foram orientados.

Segundo o secretário de Segurança, Vinícius Gonçalves, a atuação da GCM foi necessária. “A COVID-19 está avançando em nossa cidade e a taxa de ocupação de leitos aumenta a cada dia. Entendemos que os comerciantes não são criminosos, mas a atuação da GCM para conter aglomerações é uma das formas de barrar a disseminação da doença e permitir que vidas sejam salvas”, explicou. “Agradeço a todos os Guardas Civis Municipais que todos os dias atuam bravamente para em prol da vida e da segurança dos taboanenses”, finalizou o secretário.

De acordo com Comandante Eliana, da GCM Taboão, a ação foi estrategicamente planejada. “Realizamos uma reunião de planejamento com base nas informações que recebemos e montamos as rotas para atuação no sábado e no domingo. Percorremos todos os bairros de Taboão da Serra, desde a região Central, na Praça Nicola Vivilechio, até a divisa com Embu das Artes”, destacou CMTE Eliana.

Já o Sub Comandante Menoci explicou que na ação foram empregadas doze viaturas da GCM, sendo oito carros e quatro motos, além do drone. “A GCM é um importante instrumento de enfrentamento à COVID-19 e às aglomerações. Neste contexto, o uso do drone é essencial para entrarmos nas comunidades com segurança, além de podermos observar previamente os locais de atuação”, explicou SUB CMTE Menoci.

Fiscalização Acirrada

Essa semana a Fiscalização de Posturas, com o apoio da GCM, intensificou ainda mais as ações para cumprimento do Decreto Municipal 34/2021, que colocou Taboão da Serra na Fase Emergencial. Na segunda-feira, 15/03, a ação ocorreu na Estrada de São Francisco, na região do Centro e nas Avenidas São Paulo e Felício Barutti. À ocasião, 15 estabelecimentos foram notificados por descumprimento às regras do Plano São Paulo. De 05 a 15/03/2021 a Fiscalização de Posturas já notificou 120 estabelecimentos de Taboão da Serra por não atenderem a legislação.

Durante a Fase Emergencial poucos setores essenciais estão autorizados a funcionar e com restrições. Em Taboão da Serra, por exemplo, o Decreto Municipal 35/2021 endureceu ainda mais as regras e suspendeu a realização de aulas presenciais e atividades que gerem aglomerações nas escolas municipais, estaduais e nas particulares, em todos os níveis de ensino.

Denuncie:
Ouvidoria – 4788-5460 | Fiscalização de Posturas– 4788-5355 – segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
GCM – 153 – 24h

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: