Barueri

Prefeitura de Cotia vai apresentar Plano Municipal de Mobilidade urbana

Está marcada para o dia 3 de março, às 9h, no auditório do Colégio Madre Iva, no bairro Lajeado, a audiência pública da Prefeitura de Cotia para apresentar e discutir com a sociedade o Plano Municipal Mobilidade Urbana que vem sendo elaborado pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settrans), em consonância com a Lei Federal 12.587/2012 que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Quando aprovado o Projeto de Lei, Cotia passará a ter uma legislação própria sobre mobilidade urbana, ou seja, a administração municipal terá um instrumento de desenvolvimento urbano, nos termos do artigo 182 da Constituição Federal que preconiza que o poder público municipal precisa estabelecer diretrizes que ordenem o desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantam o bem-estar de seus habitantes.

A minuta do Plano de Cotia foi elaborada em consonância com o Plano Diretor Municipal (Lei Complementar 72/2007) e, entre os princípios que o norteiam estão o acesso amplo e democrático ao espaço municipal, com garantia de acessibilidade universal e a circulação ordenada de pessoas e cargas, o desenvolvimento sustentável, a equidade no acesso dos cidadãos ao transporte público coletivo, a eficiência, eficácia e efetividade na prestação dos serviços de transporte urbano, a segurança nos deslocamentos das pessoas, justa distribuição dos benefícios e ônus decorrentes do uso dos diferentes modos e serviços, entre outros.

“Cotia é um dos municípios que mais cresce na região. Esse Plano de Mobilidade precisa se tornar realidade para calçar o poder público municipal de elementos que permitam criar condições viárias de mobilidade urbana, transporte individual e coletivo”, disse o prefeito Rogério Franco. “Além disso, potencializa as chances de o município receber investimentos federais para projetos do setor”, completou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: