Barueri

Prefeito Igor Soares decreta luto oficial em caso de morte violenta de crianças em Itapevi

O prefeito Igor Soares assinou, nesta segunda-feira (12), decreto que determina luto oficial de três dias em caso de morte violenta de crianças no município de Itapevi. O decreto tem caráter simbólico e foi criado após uma menina de um ano e um mês ser morta por asfixia pela própria mãe, em casa, na Vila Doutor Cardoso.

“É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança, por isso, estamos decretando esta medida para combater a banalização da violência doméstica contra nossas crianças”, explica o prefeito Igor Soares.

Além do luto oficial de três dias, com bandeiras a meio mastro, o decreto também prevê campanhas educativas no município a fim de conscientizar a população para combater e repudiar atos de violência contra o menor.

Cortejo fúnebre

O decreto determina ainda que a Guarda Municipal deverá realizar um cerimonial de cortejo e enterro, prestando as devidas homenagens em memória da criança.

O prefeito também solicitou à Secretaria de Educação e Cultura de Itapevi um plano educativo de prevenção à violência contra crianças e adolescentes para ser implantado nas escolas municipais, em até 120 dias.

A população pode denunciar casos de violência contra a criança ao Conselho Tutelar, órgão que faz cumprir as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o contato pode ser feito pelo telefone 4142-1180. Após este horário e nos finais de semana, a denúncia deve ser feita à Guarda Civil Municipal, pelos telefones  153 ou 199. O atendimento é 24 horas.

Investimento no Futuro

Cuidar do bem-estar infantil, oferecer alimentação escolar de qualidade e olhar com carinho para as crianças da cidade são alguns dos objetivos da Prefeitura de Itapevi. Pensando nisso, a administração da cidade implementou diversas ações.

Uma delas é  o programa Sexta Feliz, uma iniciativa que consiste na entrega de lanches todas às sextas-feiras, na saída do período escolar, para cerca de 25 mil estudantes regularmente matriculados nas 68 escolas da rede municipal de ensino.

O Programa Mais Esportes também oferece às nossas crianças e jovens 3.500 vagas em 20 modalidades esportivas. Gratuitas, as atividades são oferecidas em 23 polos, distribuídos em 15 bairros da cidade.

A Prefeitura também mantém, em parceria com o SESI, o Programa Atleta do Futuro (PAF). A iniciativa garante aos profissionais de educação física treinamento qualificado para promover a formação esportiva.

Itapevi mantém ainda o programa permanente Padrinho Afetivo. Pioneiro no município, o programa visa criar vínculos entre moradores e crianças e adolescentes em condições de abrigamento para estimular o desenvolvimento dos jovens e sua integração à sociedade.

Educação

O investimento em Educação também é prioridade em Itapevi. As crianças da rede municipal estudam com Sistema SESI de Ensino. Na última semana, os alunos receberam uniformes e nos próximos dias, irão receber material escolar como cadernos, folhas, lápis, giz de cera, kit de pintura e livros infantis.

Em fevereiro, a Prefeitura começou a construir a primeira Escola de Tempo Integral da cidade, no Suburbano. Os alunos terão aulas de artes, dança, informática, atividades esportivas e natação.

A cidade também conta com o TEG – Transporte Escolar Gratuito, que oferece aos alunos que moram a mais de dois quilômetros da escola ônibus exclusivos, com monitores e acessibilidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: