Parceria com Poiesis oferece novas oficinas culturais gratuitas

Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas que acontecerão no mês de maio. A iniciativa é da Poiesis Organização Social de Cultura e da Secretaria de Economia e Cultura Criativa de São Paulo e conta com a parceria da Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia. As oficinas serão online e para participar é preciso fazer inscrição. As vagas são limitadas. Confira abaixo a programação.

Oficinas culturais
PANORAMA DE HILDA HILST

Coordenação: Marcos Visnadi

Data e horário: 5 de maio – 18h às 20h

Inscrições: Até o preenchimento das vagas

100 vagas

Plataforma: Zoom

Público-alvo: a partir de 16 anos

Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZcqd-2hrTosG9GcyNBEA3lPc5Tc5j-hviza

Sinopse

A obra da escritora paulista Hilda Hilst (1930-2004) é vasta e variada. Sendo às vezes reconhecida, às vezes ignorada pela crítica e pelo público, ela lançou dezenas de livros ao longo de quase cinquenta anos, produzindo poesia, dramaturgia, prosa de ficção e crônica. A palestra visa apresentar um panorama dessa produção, indicando possíveis entradas para novos leitores e caminhos ainda não explorados por aqueles que já a conhecem.

Marcos Visnadi é mestre e doutorando em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Sua pesquisa se concentra na obra de Hilda Hilst e aborda temas como a recepção crítica da autora, as figurações da velhice e do envelhecimento e as relações entre biografia e produção literária. Escreve no blogue https://outrasrugas.com/.

PALESTRA: GRAFITE – Transformando vidas e lugares por meio da Arte

Coordenação: Dinas Miguel

Data e horário: 6 de maio – 18h às 20h

Inscrições: Até o preenchimento das vagas

100 Vagas

Plataforma: Zoom

Público-alvo: a partir de 16 anos

Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZUkdumhrjwqG9ykxND27CmxBBGIlYQZ94_N

Sinopse

A Palestra vem trazer a possibilidade de uma conexão mais sensível da Arte, fazendo uma viagem desde a Arte Rupestre para o séc. XXI.

Além do contexto histórico o Artista irá compartilhar sua trajetória, tendo mais de 20 anos fazendo graffiti e falará sobre suas formações e prêmios, elencando os prazeres e desafios de como é viver de arte. Além do mais, irá mostrar alguns dos seus trabalhos em tela e murais realizados nas ruas e comunidades indígenas, partilhando sua poética artística, história e contexto que inspirou cada trabalho, e de como suas Artes propiciam conexão com as pessoas e cada vez mais vem sendo usado como ferramenta de transformação e articulação.

Dinas Miguel, é Graduado em Artes-Visuais e Pós-graduado em Educação Ambiental. É idealizador e organizador do projeto social “Cultura e Conceito”. Ganhador do Prêmio Sabotage de Hip-Hop, categoria melhor grafiteiro de 2018. Dinas também leciona como Arte-Educador em diferentes instituições socioculturais e ambientais. Em sua produção artística utiliza-se do lúdico e da realidade, onde se apropria de técnicas, materiais e suportes diferenciados. Realiza também curadoria de exposições, workshops e intervenções ao vivo, tendo realizado manifestos artísticos em diferentes cidades brasileiras, além de outros trabalhos internacionais, podendo assim propagar e socializar sua poética artística que vem se plasmando e interagindo na construção artística e pessoal da sociedade.

 

O QUE É FOTOGRAFIA DE RUA? DICAS ESSENCIAIS PARA FOTOGRAFAR NAS RUAS

Coordenação: Maneco Magnesio

Data e horário: 10 de maio, das 18h às 21h

Inscrições: Até o preenchimento das vagas

100 vagas

Plataforma: Zoom

Público-alvo: a partir de 16 anos

Link para inscrição:

https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZcqdOmtpzovGNV8cTJfVO-D26vrI2S4TDNz

Sinopse: 

A proposta da palestra é abordar os princípios básicos da Fotografia de Rua na forma de um breve manual. Com dicas essenciais para fotografar nas ruas, equipamentos mais indicados, sua origem dentre as demais vertentes da fotografia, suas referências principais durante os séculos XX e XXI e ainda um panorama geral sobre a legislação que rege, no Brasil, as possíveis abordagens para fotografar pessoas, lugares públicos e privados, posicionamento ético do fotógrafo, além da relação de direito do autor e de uso de imagem, nas suas publicações em redes sociais, livros, entre outras.

Maneco Magnesio nasceu em 1974 em Manaus, desde 2003 vive e trabalha em São Paulo. Graduou-se em 1997 no curso de arte na Escola de Belas Artes da UFBA. Já em SP, cursou fotografia com Marcelo Vitorino no MAM. Ministrou em janeiro de 2019 workshop sobre o tema da Fotografia de Rua no Centro. Universitário Belas Artes de São Paulo. Foi pré-selecionado para concorrer no Festival Paraty em Foco na categoria Foto Única. Em agosto participou da mostra coletiva Mirares 2019 – Cultura da Paz, na Unibes Cultural. Foi premiado com a Medalha de Bronze no Paris Street Photography Awards 2019, na categoria fotografia de rua/urbana (road trip). Ministrou a oficina “Fotografia de Rua, dos Mestres ao Instagram” para várias turmas no ano de 2020.

OFICINA: APRENDENDO MÚSICA COM PERCUSSÃO

Coordenação: Ronaldo Crispim 

Datas e horários: 11 de maio – 18h às 20h

Inscrições: Até o preenchimento das vagas

50 Vagas

Plataforma: Zoom

Público-alvo: a partir de 16 anos

Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZwrceCppzgpE9PnQ9iaQ8hc7ytGbH_UwES_

Sinopse

Oficina de iniciação à percussão corporal para aprender como fazer música utilizando apenas recursos do corpo como palmas, estalos, batidas no peito, voz e outros. Com atividades práticas envolvendo noções básicas sobre rítmica, quem participa pode desenvolver sua musicalidade e coordenação motora por meio de jogos e enquanto aprende sequências como do rock e do samba. É aberto a pessoas interessadas em geral com ou sem experiência musical prévia.

Ronaldo Crispim, cocriador e diretor da Música do Círculo, criador e integrante do Batucantante, músico-educador dedicado profissionalmente à percussão corporal desde 2017. Integrou o grupo de estudos de percussão corporal de Fernando Barba, dos Barbatuques, e conduziu por 7 anos o grupo de estudos Fritos de música corporal.

 

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: