Osasco inicia credenciamento de profissionais de arte e cultura

Marcado por muitas surpresas e criatividade, o lançamento do Edital de Credenciamento de Artistas e Profissionais da Arte e da Cultura de Osasco 2022, que visa a contratação de profissionais e técnicos para trabalhar em eventos da Secretaria de Cultura (Secult) da Prefeitura de Osasco, foi realizado na noite de terça-feira, 31/5, na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva. O edital já está disponível na Imprensa Oficial do Município de Osasco (IOMO), edição nº 2241, de 31/5, páginas 3 a 14.

O poeta, ator e diretor teatral de Osasco, Toninho Rodrigues, abriu o evento declamando uma poesia. Na sequência e sem pausa, o cantor e servidor, Roger Silva, entrou cantando “Eu só quero um xodó”, do compositor brasileiro, Dominguinhos, em parceria com colaboradores da Secult, Cris Lopes, Paulinho Samba de Rua (adjunto), Carlinhos Samba Rock e atores convidados, que dançaram no ritmo do xote.

Como parte da apresentação, o secretário de Cultura, Cláudio Henrique da Silva (Cláudio da Locadora), surpreendeu o prefeito Rogério Lins, que acompanhava todo o movimento, ao retirar sua camisa e ficar com uma camiseta branca com a palavra de origem africana UBUNTU. Ele explicou o significado ao público: “humanidade”, sendo muito utilizada ultimamente como “Sou o que sou pelo que nós somos”. Enquanto Cláudio ainda falava, o arte educador e artista urbano Dingos Del Barco grafitou na camiseta a palavra “Somos”.

Concluídas as apresentações, o secretário deu início ao lançamento do credenciamento informando sobre as mudanças no processo de cadastramento a partir deste ano. Por meio de parceria entre as secretarias de Cultura (Secult) com a de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento (Setide), o processo inovou-se e passou a ser digital. A medida integra a automatização do Programa Osasco sem Papel, implantado pela atual administração, e marca o início da conexão tecnológica entre as secretarias municipais para melhor atender aos munícipes. “Hoje a gente firma a primeira parceria, que é a “Setide Conecta com a Cultura”. Duas secretarias conectadas por uma grande plataforma, que vai contribuir em avanços tecnológicos nos serviços à população”, comentou o secretário de Tecnologia, Luciano Camandoni.

“Esse cadastramento será nosso banco de dados e mapeamento de quantos artistas temos em Osasco, contribuindo nos mecanismos de contratação tanto de profissionais de arte e cultura, quanto de técnicos na área”, reforçou a diretora de Eventos e Cultura, Cristiane Aparecida F. Lopes (Cris Lopes).

As inscrições já estão abertas e os detalhes do credenciamento estão no Chamamento Público n° 001/2022 publicado no mesmo dia (31), na Imprensa Oficial do Município de Osasco (IOMO), edição nº 2241, páginas 3 a 14.  O cadastro e o envio de documentação serão feitos por meio digital no link http://www.protocolo.osasco.sp.gov.br/.

Durante o evento, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, anunciou a destinação de R$ 1 milhão para o credenciamento dos projetos culturais de artistas da cidade. “A verba foi duplicada diante do bom momento que vive o município, com recuperação crescente e consistente da economia pós pandemia”, explicou ele.

“Temos tido força para investir em excelentes programas para o nosso município, como o NOSSO FUTURO, maior programa municipal do país de segurança alimentar e que beneficia mais de 30 mil famílias em situação de vulnerabilidade social. Temos avançado em programas no contraturno escolar, investido em modernização dos nossos espaços públicos, entre eles os culturais e, em breve, vamos entregar o Espaço Grande Otelo, Teatro Municipal e Centro de Eventos do Km 18”, destacou.

O edital terá prazo de 3 anos de duração e o credenciamento será feito durante todo esse período, em calendário de eventos e programação nas diferentes linguagens: música, teatro, dança, circo, literatura, cinema, artes visuais e serviços técnicos. O primeiro evento com contratações será a Semana do Rock, com previsão de início dia 10/7. Mais informações no e-mail cultura@osasco.sp.gov.br ou no telefone: 11 2182-1180.

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: