No Dia de São Longuinho, Transportes Metropolitanos orientam a recuperar objetos perdidos

Hoje (15), comemora-se o dia de São Longuinho. Por aqui, o santo é bastante requisitado quando se quer encontrar um objeto perdido em troca dos famosos “três pulinhos”. Se cada pessoa que perdeu algo cumprisse essa tradição bem brasileira, São Longuinho seria merecedor de 59.346 mil pulinhos, só levando em conta os 19.782 mil objetos perdidos em trens, ônibus, estações e terminais nos dois primeiros meses deste ano. Deste total, só 5.495, cerca de 28%, foram recuperados pelos proprietários. Na Central de Achados e Perdidos do Metrô SP, há até uma imagem de São Longuinho, um presente da equipe para o local.

A cada mês, milhares de itens são encaminhados às centrais de achados e perdidos das empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), mas só parte dos objetos conseguem encontrar o dono novamente. A maior parte acaba esquecida. Objetos pequenos, como cartão bancário, Bilhete Único, BOM, documentos, chaves e óculos são os mais comuns, mas até bens de valor alto, como celulares, frequentemente são localizados por uma pessoa bem-intencionada e encaminhados às centrais, mas esses nem precisam da ajuda do santo… O próprio dono liga para o número e recupera o telefone.

Itens inusitados já encontrados…
– CPTM – Cadeira de rodas, carrinho de bebê, drone, gaiola, bengala, pia de lavabo, brinquedos eróticos, grill – sanduicheira, LPs (disco de vinil), andador, ventilador, bicicleta, serra elétrica, aro de pneu de bicicleta, carrinho de bebê e dentadura.

– ViaMobilidade (Linha 5-Lilás) – Dentadura, garrafas de uísque, carrinho de bebê, aliança, pintura com paisagem, jogo de lentes de contato e luminária.

– Metrô – Vestidos de noiva, dentaduras, cadeira de rodas, muletas, próteses de membros inferiores, bicicletas e instrumentos musicais.

– Concessionária Metra/EMTU – Dentaduras e uma boneca inflável vazia dentro de uma bolsa.

Os números são altos e mostram que muita gente precisa tomar mais cuidado com seus pertences!

Dados

A CPTM contabilizou entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021, 9.923 mil itens na Central de Achados e Perdidos, sendo que 3.703 itens foram devolvidos aos seus donos. Historicamente, o setor recebia, em média 7.600 itens por mês, antes da pandemia.

No Metrô, nos meses de janeiro e fevereiro de 2021, foram recebidos 8.517, sendo que 1.618 itens foram recuperados. A Central do Metrô cuida dos itens encontrados nas Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata e também recebe o material achado na Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro.

Já na ViaMobilidade, entre os meses janeiro e fevereiro de 2021, dos 1.041 itens encontrados, 155 foram devolvidos. A central da Linha 5 recebe muitos celulares e a média de devolução desses aparelhos é de 80%. Quem perde percebe e logo vai atrás.

Os dados de janeiro e fevereiro deste ano mostram que a central da Concessionária Metra/EMTU recebeu 301 objetos e foram 19 devolvidos.

Procedimento
Os documentos ficam guardados por 60 dias nas centrais do Metrô e da CPTM e por 90 dias na ViaMobilidade (Linha 5-Lilás) e na central da concessionária Metra, responsável pelo Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e pela Extensão Diadema-Brooklin. Depois desse prazo, são entregues ao órgão emissor. Outros objetos são armazenados durante o mesmo tempo, antes de serem doados a instituições ou para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Serviço:

CPTM – Linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados
Contato: 0800 055-0121 ou pelo e-mail passageiro@cptm.sp.gov.br

Metrô – Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 15-Prata

Local: Estação Sé
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, exceto feriados
Contato: 0800-770 7722, ou pelo site do Metrô [https://www.metro.sp.gov.br].

ViaMobilidade – Linha 5-Lilás

Local: Estação Adolfo Pinheiro
Horário: segunda a sexta-feira das 7h às 19h (exceto feriados)
Contato: 0800 770 7106

Metra/EMTU

Local: Terminal Ferrazópolis
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Rua Pedro Henry, nº 250 – Vila Olga, São Bernardo do Campo/SP
Contato: (11) 4335-3232

Secretaria dos Transportes Metropolitanos – A STM cuida diariamente (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: