Barueri

Mais de 5 mil professores da rede municipal participam da Semana Pedagógica em Osasco

Mais de 5 mil professores da rede municipal de ensino de Osasco participaram do cliclo de palestras promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, através da Escola de Educadores. As atividades aconteceram em dois períodos, de manhã e à tarde, e integram a Semana Pedagógica, que antecede o retorno das aulas, e visam contribuir para o aperfeiçoamento contínuo dos professores. Os encontros aconteceram simultaneamente em quatro pontos: Centro de Formação de Professores, Teatro Municipal, Espaço Catedral – Santo Antônio e Sala Osasco.

Os professores conheceram novas temáticas do cotidiano escolar e coordenação do trabalho pedagógico com renomados palestrantes do segmento educacional do país, que trouxeram temas importantes como a administração pedagógica nas escolas, trabalho interdisciplinar, desafios na Educação, inteligência emocional na rotina e no contexto escolar, entre outros. Eduardo Shinyashiki, Cris Poli, Fábio Zan, Regina Shudo e Leo Fraiman foram os convidados.

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, acompanhou alguns dos encontros e agradeceu a participação dos palestrantes e aproveitou para parabenizar os docentes por estarem aproveitando as atividades.

“Sou muito grato a todos os profissionais da educação. Este será um ano muito produtivo e de muita prosperidade na educação e em outros setores também. Agradeço a Ana Paula [secretária], que está administrando a Secretaria junto a Márcia Brito [secretária adjunta], pelo excelente trabalho. Desejo que vocês professores possam sair daqui com muito mais bagagem para a vida profissional e pessoal e que sejam muito felizes nessa missão que é educar”, destacou Lins.

“Estamos investindo fortemente em nossos educadores e para 2018 estamos preparando grandes eventos”, informou a secretária de Educação em exercício, Márcia Brito.

 

Palestras

O primeiro dia de palestras contou com a presença do especialista em Desenvolvimento Humano, Eduardo Shinyashiki. Ele fez o auditório do Teatro Municipal figuradamente “chover” com simples comandos manuais dos dedos e palmas das mãos. Shinyashiki abordou sobre o infinito leque de possibilidades na educação que permite, através da imaginação e da criatividade, usar técnicas inovadoras para vencer os desafios na tarefa de educar e construir um futuro promissor para as crianças.

Regina Shudo esteve no Centro de Formação Continuada e falou sobre a avalição utilizada na Educação Infantil e a intervenção pedagógica, essencial para tornar os alunos mais “aprendentes”.

Abrindo o encontro no Espaço Catedral esteve Angélica Maia, pela manhã, que trabalhou o tema “Práticas e diálogo sobre Educação Inclusiva e Arte-Educação: desafios e possibilidades de um trabalho interdisciplinar”, e à tarde, a pedagoga Cris Poli, mais conhecida como a Super Nanny, discursou sobre a questão da educação em sala de aula, enfatizando a importância de impor limites, organização, disciplina e amor.

Na Sala Osasco palestrou Telma Ferraz Leal sobre a oralidade na escola e a investigação do trabalho docente como foco de reflexão na prática alfabetizadora.

Dando continuidade às palestras, o segundo dia de encontros contou com novas turmas de professores que igualmente puderam aproveitar os ensinamentos dos palestrantes convidados.

No Teatro Municipal, Leo Fraiman abordou o tema “A autogestão docente e o encantamento em sala de aula: o conflito ao encontro de gerações”. Julio Furtado participou do encontro com professores no Centro de Formação e discursou sobre a pedagogia do erro. Cris Poli esteve no Espaço Catedral e falou sobre a arte de educar em sala de aula. Fechando o ciclo de palestras, Fábio Zan tratou da “Inteligência emocional no contexto escolar”.

Participaram do encontro, Vera Navas, coordenadora do Observatório da Educação da Secretaria; Celso Almeida, coordenador geral da Planeta Educação, além das coordenadoras do Polo Osasco, Jamile e Aline; a gerente do projeto “Eu tenho Futuro”, Jéssica Nascimento, da Planetta Educação, entre outros.

Escola de Educadores

 

A Escola de Educadores de Osasco, desenvolvida há um ano pela Secretaria de Educação, promove a capacitação continuada dos profissionais da rede municipal de ensino e oferece diversos cursos de capacitação e especialização voltado a diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino e professores.

O objetivo do programa é aperfeiçoar cada vez mais a atuação desses profissionais, para que ofereçam um ensino cada vez mais de qualidade e de sucesso na formação dos estudantes da rede.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: