Outubro Rosa - Barueri

Machado de Assis é destaque na programação de outubro nos museus paulistas

Os museus Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade realizam atividades gratuitas e on-line sobre as irmandades negras nas lutas abolicionistas e o percurso criativo do escritor Machado de Assis. As instituições são da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciadas pela Poiesis.

O ciclo de palestras Irmandades negras no contexto das lutas abolicionistas pretende discutir a ação do povo negro nas lutas abolicionistas a partir do lugar das irmandades leigas fundadas por pretos e pardos na cidade de São Paulo.

Os encontros objetivam trazer à luz as contribuições de seus participantes na luta por reconhecimento dos direitos civis, favorecendo reflexões acerca da importância destes e de outros espaços semelhantes como lugares de memória e de enfrentamento ao racismo sistêmico. Pelo Zoom, as atividades serão realizadas às quintas-feiras, dias 7, 14, 21 e 28 de outubro, das 19h às 21h. As inscrições estão abertas até o dia do primeiro encontro neste link.

O estudo da atuação de Machado de Assis como homem de imprensa permite desvelar os condicionamentos que se instituem entre a criação literária e o mercado dos bens culturais. Partindo dessa perspectiva, o curso Contos de Machado de Assis: entre o jornal e o livro pretende investigar o percurso criativo do escritor em sua interação dinâmica com os principais periódicos que acolheram suas produções literárias.

Para tanto, selecionou-se especialmente a forma do conto, cujas manifestações permitem acompanhar o conjunto de experimentações ficcionais ensaiadas pelo autor e as diversas nuances que sua composição assume em função do ajustamento às especificidades

materiais e demandas disponíveis em cada contexto de publicação. A atividade terá quatro encontros às quintas-feiras, dias 14, 21 e 28 de outubro e 4 de novembro, das 19h às 21h. Para participar, é necessário realizar a inscrição até o dia 12 de outubro, neste link.

serviço

Casa Mário de Andrade

CICLO DE PALESTRAS
IRMANDADES NEGRAS NO CONTEXTO DAS LUTAS ABOLICIONISTAS
Com Fabricio Forganes e convidados
Quintas-feiras, 7, 14, 21, 28 outubro, das 19 às 21h
Plataforma: Zoom
Inscrição até 7 de outubro: https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/c6dd60a67f164c8a38cf909467b7415a

Cronograma das atividades:

7/10 – (dia de N.S. do Rosário). Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos: patrimônio vivo da história dos malungos de São Paulo. Convidada: Marcela Silvério (INSRHP-SP). Mediação: Prof. Fabrício Forganes Santos.

14/10 – A presença abolicionista nas irmandades negras paulistanas. Convidada: Profa. Dra. Antônia Aparecida Quintão. Mediação: Prof. Fabrício Forganes Santos.

21/10 – Irmandades Negras de São Paulo e o apagamento da memória urbana negra. Com Prof. Fabrício Forganes Santos.

28/10 – O Rosário dos Homens Pretos da Penha de França e os desafios para a preservação da territorialidade negra no Brasil contemporâneo. Convidada: Profa. Cláudia Adão. Mediação: Prof. Fabrício Forganes Santos.

 

Fonte: Governo do Estado de SP

#linkbio #jornalimprensaregionalregoeste #jdoria #governodoestadodesaopaulo #NovosTempos #EstadodeRespeito #JuntosPorSãoPauloePeloBrasil #combateaocoronavirus #rodrigogarciaoficial #covid19 #secretariaestadualdesaudedesp #saudepublica #campanhasobreocoronavirus #daviduip #quarentena #FicaEmCasa #prorrogacaodaquarentena #retomadagradualdaeconomia #prefeituradesp  #usemascaras #marcovinholi #ronaldodaher #dianacionaldelutadapessoacomdeficiencia

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: