Barueri

Governo de SP entrega píer e rampa de acesso à balsa no Guarujá

O secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto e o diretor-geral do Departamento Hidroviário (DH), José Reis, entregaram nesta quarta-feira (13), o píer e a rampa de acesso à balsa da travessia Santos/Guarujá, do lado Guarujá. O novo atracadouro vai proporcionar ganho na logística operacional, melhorando o acesso à embarcação pelos motoristas, motociclistas e pedestres.

As obras integram um pacote de melhorias que o Governo de São Paulo vem realizando nas travessias litorâneas desde o início desta gestão, em 2019. Para a reforma da rampa de acesso foram investidos R$ 9,7 milhões. Já o píer foi modernizado com recursos indenizatórios da empresa responsável pelo navio cargueiro que colidiu contra a estrutura.

“As entregas reforçam o compromisso do Governo de São Paulo com os usuários das travessias litorâneas. O objetivo é trabalhar pela segurança, conforto e agilidade dos passageiros”, afirma o secretário João Octaviano Machado Neto. “Queremos melhorar cada vez mais o serviço prestado e reduzir a espera nas balsas. Isso também significa mais qualidade de vida para a população”, completa.

Em dezembro, o DH já havia entregado o atracadouro misto na travessia Santos/Guarujá (para embarque e desembarque de pedestres, bicicletas e veículos), com investimento de R$ 1,9 milhão. No mesmo mês, entrou em operação, totalmente reformada, a Balsa FB-24, uma das maiores do sistema: capacidade para 62 carros e 248 pedestres.
Modernização

A Secretaria realiza investimentos importantes na modernização do sistema, que já permitiram uma melhora significativa no serviço e um atendimento mais ágil aos usuários. Doze embarcações reformadas foram entregues desde 2019 e, neste período, o valor da tarifa não foi reajustado. Além disso, a manutenção passou a ser pelo período de 24 horas, com o recondicionamento de 26 motores e reversores, e os usuários ganharam novos canais de informação em tempo real.

Com esses investimentos, as travessias litorâneas contaram, nas últimas temporadas de verão, com a maior quantidade de embarcações dos últimos anos e uma redução significativa no tempo médio de espera. Um levantamento do DH apontou que o tempo médio de espera para embarque nas travessias, durante as festas de Natal de 2021 e do Réveillon 2021-2022, caiu 26% em comparação a 2019 (antes da Pandemia), apesar do aumento na movimentação de veículos.

Para quem utilizou a balsa Santos/Guarujá nas festas de fim de ano, por exemplo, o tempo máximo de espera para embarque, no período de Natal, caiu de 70 minutos em ambos os lados em 2019 para 15 minutos em Santos (redução de 78,5%) e 30 minutos no lado do Guarujá (57% menor). No Réveillon, tais reduções foram de 70% (em 2019-2020) e 50% (2021-2022), respectivamente.

 

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: