Natal Encantado - Barueri

Familiares de crianças e adolescentes autistas participam de reunião do Projeto Autistas no Esporte de Taboão da Serra

Foi realizada no Centro de Integração ao Esporte (CIE) Monte Alegre em Taboão da Serra, uma reunião com os familiares de crianças e adolescentes diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências.

O encontro teve a participação dos secretários de Esportes Olívio Nóbrega, de Saúde José Alberto Tarifa, de Assistência Social e Cidadania Wagner Eckstein e do vereador Ronaldo Onishi. O objetivo foi reformular as diretrizes do projeto “Autistas no Esporte”.

O Governo Municipal está tomando as medidas necessárias para garantir a segurança das crianças e adolescentes do projeto, com a aquisição de equipamentos adequados. Há projeção para as atividades iniciarem ainda este ano. Além do atendimento aos jovens, a Prefeitura também estuda oferecer atividades aos pais no período em que os filhos estiverem participando do projeto.

De acordo com o secretário Olívio Nóbrega, as famílias terão atendimento humanizado e inclusivo. “As Secretarias de Esportes, Saúde e Assistência Social estão unidas com um propósito determinado pelo prefeito Aprígio de que o Projeto Autistas no Esporte seja completo e estruturado. Toda a equipe que irá trabalhar neste projeto está preparada e qualificada para atender essa demanda. Estamos reconstruindo Taboão com humanização. Vamos atuar de maneira conjunta para trazer qualidade no atendimento para as crianças e também dos pais, ou seja, cuidar também do cuidador”.

Segundo o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, o trabalho será aprimorado e a pasta vai colaborar com as demais secretarias com técnicos específicos para avançar e inovar o atendimento aos autistas no município.

O secretário de Assistência Social Wagner Eckstein falou sobre a importância do trabalho em conjunto. “Seguimos a determinação do prefeito Aprígio para ampliar atendimento a todos os deficientes e suas famílias. Estamos implementando com este projeto essa ampliação que visa, principalmente, a inclusão do deficiente na sociedade e a garantia de apoio aos seus direitos”.

Também presente na reunião e defensor da causa autista, o vereador Dr. Ronaldo Onishi agradeceu ao prefeito e secretários pelo apoio. “Este importante projeto voltado à inclusão dos autistas no esporte ter essas importantes parcerias e a sensibilidade do prefeito é gratificante, pois o bem que o governo vai fazer para essas mães e pais é imensurável”.

Ataise Barbosa, moradora do Jardim Panorama, destacou o sentimento de poder contar com o projeto para atender o filho autista de 16 anos.  “Aqui neste espaço eles encontram um local para eles, ficam à vontade, que é o que esperamos, que eles sejam aceitos na sociedade. Para nós, pais, também é importante porque conseguimos conversar e trocar ideias sobre o que vivenciamos com nossos filhos. Eles sofreram muito na pandemia, em casa, ansiosos e o sentimento hoje é de gratidão a todos os envolvidos”.

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: