Exposição de Barueri sobre Saci será aberta no Centro Cultural Correios, no Anhangabaú

O sucesso da mostra barueriense de artes plásticas “Saci-Pererê – 100 Anos Depois do Inquérito” chega a São Paulo e ganha nova exposição no Centro Cultural Correios, no vale do Anhangabaú, a partir de sexta-feira (dia 22).

Trata-se de uma reedição com parte das obras da exposição que aconteceu em Barueri, no ano passado, fruto do concurso “Saci-Pererê – Resultado de um Inquérito”, com a participação de artistas de todo o Brasil.

A mostra em São Paulo é o resultado da parceria firmada entre a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri e o Centro Cultural Correios. Ela dá continuidade à celebração do centenário da edição do livro “Saci Pererê – Resultado de um Inquérito”, de 1918, organizado pelo escritor Monteiro Lobato e publicado pela gráfica do jornal O Estado de São Paulo.

O secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar, ressaltou a importância de a exposição ultrapassar o limite da cidade. “É uma honra levarmos nossa arte de Barueri para o Centro Cultural Correios em São Paulo. Fico feliz em poder valorizar a nossa história e nossa cultura. Apesar de estarmos em cidades urbanizadas, nossas raízes culturais estão no interior do Brasil, no folclore, presentes na música, na dança e nas demais manifestações artísticas. Não vamos deixar perder essa essência que é bem brasileira”, destacou.

A curadoria da exposição é do diretor da Pinacoteca de Barueri, Edgard Santo Moretti. Soma 60 obras entre pinturas, gravuras, desenho digital e esculturas, todos representando a imagem do Saci-Pererê, principal personagem do folclore brasileiro.

O “Inquérito”, realizado por Lobato, recolheu dezenas de depoimentos de assinantes e leitores do Estadão sobre o Saci-Pererê, que naquela época, início do século XX, aparecia apenas em relatos orais. Lobato foi quem sistematizou e registrou em livro a figura do Saci, que representa a “mitologia brasílica”, como a sua principal figura.

 

Serviço

Exposição “Saci-Pererê – 100 Anos Depois do Inquérito”

De 22/03 a 21/05, das 9 às 17h

Centro Cultural Correios – Vale do Anhangabaú

Grátis

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: