Barueri

Escola de Jandira desenvolve 5 ateliês temáticos

Atendendo a uma orientação da Secretaria Municipal de Educação no que tange a valorização de cada etapa do desenvolvimento dos alunos, a EMEB Nauza Dias Oliveira inaugurou nesta semana 5 espaços temáticos, sendo um em cada andar da unidade escolar.

No térreo foi construído um espaço lúdico, onde há diversos brinquedos, materiais pedagógicos em formas geométricas, circuitos com desafios, entre outros materiais pedagógicos que podem ser utilizados por crianças em idade de berçário e maternal. O espaço também foi pensado para que haja uma interação entre as crianças, proporcionando aprendizados ligados à competência de socialização.

O espaço do primeiro andar, denominado “Ateliê dos bebês”, foi criado pelas professoras Fabiana Rissi e Rita Batista, para atender as crianças do berçário (0 a 3 anos). No local, que teve como inspiração a abordagem Pikler, metodologia desenvolvida pela pediatra húngara Emmi Pikler, é possível observar diversos brinquedos que são direcionados à fase de desenvolvimento dos bebês, incluindo espelhos e desafios que permitem movimentos livres de acordo com o tempo da criança e o desenvolvimento da autonomia, competência extremamente necessária para a vida de todos.

No segundo andar da escola foi construído um espaço, idealizado pelas professoras Deidi Vânia, Viviane Martins e Viviane Souza, chamado oficina heurística. O local é composto por diversos jogos de descoberta, ou seja, trata-se daquele ambiente onde os alunos conseguem ter seu desenvolvimento estimulado pela curiosidade e recompensa, quando há uma descoberta de algo. Um exemplo clássico dos objetos que compõem o espaço, é uma parede com diversos objetos metálicos, que quando o aluno pega uma madeira e bate neles, nasce o soar de timbres diferentes, passando a impressão de um instrumento musical.

O espaço temático do terceiro andar da escola é destinado à pintura. Nele a criança consegue produzir artes em telas, na parede e afins.

Por fim, o último andar é marcado por um espaço denominado “tesouros da natureza”, onde, como o próprio nome diz, a criança tem acesso a itens da natureza e brinquedos que levam ao desenvolvimento da criança, valorizando o contato e o amor à natureza. Este espaço foi idealizado pelas professoras Ana Paula Aguiar e Rebeca Poço.

A Secretaria de Educação parabeniza a comunidade escolar da EMEB Nauza Dias Oliveira por ter colocado em prática as orientações no sentido de criar ambientes que valorizam a aprendizagem nas escolas, respeitando cada fase do desenvolvimento físico e intelectual dos alunos.

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: