Emef Raposo Tavares realiza evento para lembrar o Dia Nacional dos Surdos

Aconteceu um bonito evento na Emef Raposo Tavares em comemoração ao Dia Nacional dos Surdos, celebrado em 26 de setembro.

A unidade de ensino, que também funciona como polo dos alunos com deficiência auditiva, celebrou a data com apresentações de dança, poemas e música com mensagens emocionantes que falavam de inclusão e solidariedade.

As atividades também fizeram parte da Semana de Valorização das Diferenças, organizada pelo DEE (Departamento de Educação Especializada), que levou muitas manifestações culturais para toda a rede de ensino de Barueri.

Sobre a Data

Comemorado todos os anos pela comunidade surda brasileira, o Dia Nacional dos Surdos tem como objetivo promover a reflexão e o debate a respeito dos direitos e da luta pela inclusão de pessoas surdas na sociedade.

Essa data foi escolhida por ser o dia de fundação da primeira escola para surdos do Brasil, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro. em 1857.

É um momento para incentivar a conscientização e o fortalecimento das lutas da comunidade surda, enfrentando o desmonte e fragilização de políticas públicas, como a educação bilíngue para surdas/os, atendimento de profissionais de saúde em Libras às pessoas surdas, e a orientação às famílias de crianças recém-diagnosticadas com perda auditiva quanto à importância da aquisição da Libras.

Segundo dados de IBGE, há 10,7 milhões de pessoas surdas no Brasil. Entre elas há diversidade quanto ao grau da perda auditiva – desde leve até profunda -, como também à idade, sendo que 9% delas nascem surdas, enquanto a maioria tem perda de audição ao longo da vida.

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: