Barueri

Em reunião com prefeitos e vereadores, presidente aproxima Assembleia Legislativa dos municípios paulistas

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Carlão Pignatari, reafirmou o compromisso do Parlamento com os municípios paulistas durante reunião realizada nesta quinta-feira (20/5) com parlamentares estaduais e federais, e prefeitos e vereadores da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) – associação de 32 municípios da região oeste do Estado.

“Estou muito feliz de fazer uma aproximação, colocar a Assembleia Legislativa à disposição de todos. Eu acho que aqui é a Casa onde os prefeitos têm que vir”, afirmou Carlão, que já foi prefeito de Votuporanga (2001/2004 e 2005/2008), cidade na região noroeste do Estado, e disse conhecer as dificuldades dos gestores municipais.

O encontro foi realizado nos auditórios Franco Montoro e Paulo Kobayashi para que as medidas de distanciamento, necessárias em função da pandemia da Covid-19, fossem respeitadas. Os participantes usaram máscaras e adotaram protocolos de higiene, como uso de álcool em gel.

Na reunião, foram debatidas medidas para a melhoria da qualidade de vida dos paulistas que vivem na região oeste do Estado, principalmente nas cidades menores. Além disso, alguns prefeitos em início de mandato tiveram a oportunidade de conhecer os parlamentares.
Como forma auxiliar os municípios, Pignatari, que ressaltou ser defensor do municipalismo, anunciou a intenção de construir uma estrutura para receber os representantes das administrações municipais no Parlamento a partir de julho.

“Nós queremos fazer aqui uma pequena estrutura para os municípios, para que possam conhecer os programas de São Paulo, uma linha direta com o governo, onde nós vamos ter uma representante da Assembleia e uma representante da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo)”, disse. No entanto, além de trazer os prefeitos ao Palácio 9 de Julho, sede do Legislativo, Carlão ressaltou a necessidade de os representantes dos poderes estaduais irem até as cidades para escutar as demandas.

O presidente da Casa mencionou ainda a importância da realização de consórcios. “O governo vai fazer um grande investimento nesse ano em consórcios para resolver o problema do lixo, dos aterros sanitários. Nós temos ainda muitas valas controladas e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) está muito preocupada com isso”, disse Carlão.

Presente no encontro, o deputado federal Enrico Misasi (PV-SP) fez uma análise semelhante e destacou a relevância das associações na solução das grandes dificuldades. “Problemas mais graves não são resolvidos sozinhos e sim com unidade”, disse.

Outro ponto abordado pelo presidente foi o Projeto de Lei 251/2021, que cria unidades regionais de saneamento básico e, segundo ele, deve ser muito benéfico aos municípios. Nova audiência pública para debater a proposta, que está em tramitação nas comissões da Alesp, pode ser realizada a partir da próxima semana.

Programas

Durante a reunião, Carlão Pignatari relembrou do Programa Novas Vicinais, que pretende recuperar 3 mil quilômetros de rodovias com investimentos de R﹩ 2,5 bilhões em todas as regiões do Estado.

“As vicinais são dos municípios, mas eu, como (ex) prefeito de uma cidade média do Estado, sei que nós não temos como cuidar das nossas vicinais, quem tem que nos ajudar é o governo de São Paulo e o governo está cumprindo esse papel”, afirmou.

Já o deputado Mauro Bragato (PSDB) destacou o Programa Pontal 2030, que prevê ações para o desenvolvimento da região. “A ideia é buscar no orçamento estadual recursos de curto, médio e longo prazo. Isso vai implicar em bastante investimentos na nossa região”, apontou o parlamentar.

Para o ex-deputado e atual prefeito de Presidente Prudente e presidente da Unipontal, Ed Thomas, o encontro foi importante para aproximar o Parlamento de uma das regiões mais distantes de São Paulo geograficamente. “A distância muitas vezes nos deixa fora de projetos importantes para fortalecer a economia, e o que mais precisamos é resgatar, restabelecer e ajudar as cidades a fortalecerem a sua economia”.

“Nós temos lá a maior solução que é a terra, nós produzimos muito, queremos produzir mais e precisamos do apoio dos nossos deputados e deputadas da Assembleia e do governo do Estado”, complementou Ed Thomas.

Além dos citados, participaram do encontro os deputados estaduais Coronel Nishikawa (PSL), Itamar Borges (MDB), Ricardo Madalena (PL), Reinaldo Alguz (PV) e Thiago Auricchio (PL); os deputados federais Gilberto Nascimento (PSC-SP), Luiz Carlos Motta (PL-SP), Roberto Lucena (Podemos-SP) e um representante do deputado Alex Manente (Cidadania-SP).

Os municípios que compõem a associação são: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Caiuá, Emilianópolis, Estrela do Norte, Euclides da Cunha, Iepê, Indiana, João Ramalho, Marabá Paulista, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Nantes, Narandiba, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Quatá, Rancharia, Ribeirão dos Índios, Rosana, Sandovalina, Santo Anastacio, Santo Expedito, Taciba, Tarabai e Teodoro Sampaio.

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: