Outubro Rosa - Barueri

Em mais uma ação do Setembro amarelo, Saúde de Jandira realiza palestras em escolas

Após a realização de atividades como a caminhada pela cidade no dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. O departamento de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde de Jandira está realizando um ciclo de palestras para os pais dos alunos da rede pública de ensino, funcionários e alguns alunos das escolas de Jandira, com a temática da campanha do Setembro Amarelo.

As palestras estão sendo ministradas por psicólogos distintos, de forma online, utilizando de apresentação expositiva e também roda de conversa. Elas estão ocorrendo conforme o cronograma abaixo:

Elas estão ocorrendo conforme o cronograma abaixo:

  • Escola Wilmar Soares da Silva, palestras ministradas pela Psicóloga Elizângela (às 9:30 e às 14:30h) dias: 21 e 23/09.

  • Escola EMEB Moisés Cândido Vieira, palestras ministradas pela Psicóloga Caroline (às 8 e às 10h) dia 24/09.

  • Escolas Desembargador Manoel Augusto Vieira Neto e Padre Giuseppe Angelo Bertolli, palestras ministradas pela Psicóloga Adriana (às 10 e às 16h) dias 23 e 24/09.

  • Escola Antônio de Oliveira, palestra ministrada pela Psicóloga Gabrielle às 19 horas dia 23/09.

  • Escola Sátiro, Psicólogo Washington as 10h40 dia 27/09.

Na apresentação realizada pela Psicóloga Caroline Jacomini, há está presente o  contexto histórico sobre o Setembro amarelo, destacando que “A campanha é em Setembro, mas falar sobre prevenção ao suicídio em todos os meses do ano é fundamental!”.

A Psicóloga em questão, destacou em sua apresentação, que hoje suicídio é uma questão de saúde pública, e que é essencial falarmos sobre este assunto.

Para os pais e funcionários das escolas, houve a orientação de que é necessário perceber as mudanças de comportamento dos filhos, os sinais que crianças e adolescentes emitem quando estão passando por algum problema. Alguns destes comportamentos são isolamento, impulsividade, tristeza constante, distorção de imagem corporal, dificuldade de relacionamento com pessoas da mesma idade, insegurança, queda no desempenho escolar, crises de raiva, baixa autoestima, atração por comportamentos de risco, dentre outros.

Diante de um cenário em que a criança, adolescente ou adulto, apresenta algum dos sinais expostos, foi realizada a orientação para que os participantes procurassem as Unidades Básicas de Saúde, pois em Jandira, há uma equipe na secretaria e nas unidades de saúde, com profissionais capacitados para o cuidado com a saúde mental, portanto, as portas das Unidades de Saúde do município estão abertas para receber todos aqueles que estão com sinais de uma saúde mental que necessita de cuidados.

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: