Barueri

Em mais uma ação contra o coronavírus: Jandira anuncia reestruturação do seu sistema de atenção básica

A Secretaria Municipal de Saúde de Jandira (SMS) anuncia uma reestruturação necessária para o melhor atendimento, principalmente em casos de COVID-19. Hoje todo o atendimento de casos de coronavírus está sendo direcionado para o Centro de Combate ao Coronavírus (CCC), localizado na Rua Nova Salomão Barjud, 220 no Centro de Jandira. A centralização dos atendimentos tem gerado um volume médio de atendimentos entre 150 e 200 atendimentos diários, o que acaba ocasionando momentos de aglomerações.

É notório que uma das medidas preventivas para evitar o contágio do COVID-19 é justamente evitar aglomerações, portanto, não seria adequado manter esta centralização dos casos em um equipamento público. Dito isto, a SMS de Jandira anuncia que a partir de hoje os atendimentos de casos leves serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde.

Para melhor esclarecimento à população informamos que, segundo o Ministério da Saúde:

“Os sintomas da COVID-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa. “

 

De acordo com a reformulação proposta, o munícipe deve:

  • Procurar UBS quando sentir:
  • Perda de olfato (anosmia);
  • Alteração do paladar (ageusia);
  • Dor de garganta;
  • Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia);
  • Diminuição do apetite (hiporexia);
  • Coriza;
  • Cansaço (astenia).

 

  • PROCURAR CCC QUANDO APRESENTAR OS SINTOMAS ANTERIORES MAIS OS SEGUINTES:
  • Dificuldade para respirar;
  • Dispnéia (falta de ar);
  • Tosse;
  • Febre;

Além dos sintomas descritos, pacientes que possuem os fatores de risco como: Doenças cardíacas, diabetes, bronquite crônica e doença renal crônica, também devem procurar o CCC para atendimento, mesmo apresentando os sintomas considerados leves.

Para os jandirenses que ficam preocupados com possíveis aglomerações nas UBSs, a Secretaria de Saúde informou que haverá, em todas as unidades, um local reservado para o atendimento de casos de COVID-19, evitando desta maneira o contato de pacientes que não apresentam sintomas de COVID-19 com pacientes de coronavírus.

Neste momento crítico da pandemia instalada, é necessário que todos contribuam para evitar qualquer tipo de aglomeração, além do uso de máscara, higienização das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que o munícipe que precisar ir, com acompanhante, até as UBSs ou ao CCC, que leve apenas um, para que não ocorram novas aglomerações.

Para maiores informações o contato da Secretaria Municipal de Saúde é: 4789-1373

Venceremos juntos a pandemia do Coronavírus!

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Guia Pro Pet

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: