Barueri

Defesa Civil forma alunos da rede de Barueri em agentes multiplicadores de proteção

Como prevenir acidentes e ajudar quem precisa no momento de uma emergência também é assunto tratado em sala de aula em Barueri. Os alunos da rede municipal de ensino do 5º ao 9º ano participam, de junho a novembro, do programa “Agentes Multiplicadores de Proteção de Defesa Civil”. Essa ação é uma iniciativa da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), que atua em parceria com a Secretaria de Educação.

O diretor da Emef Ézio Berzaghi, Rogério Pereira, explica que é feita uma seleção dos alunos para participar do programa, que acontece durante o período escolar. Segundo Rogério, o sistema de ensino de Barueri tem como meta incentivar uma população cada vez mais participativa e entender a importância do trabalho da Defesa Civil.

“Como o município já viveu no passado casos de deslizamentos de terra é muito importante aproximá-los dessas questões, para que possam compreender e vivenciar o trabalho da Defesa Civil. A ideia é que as informações se proliferem na comunidade”, lembra o diretor.

Multiplicadores
Como o próprio nome do programa diz, o objetivo das aulas especiais conduzidas por agentes da Defesa Civil é de formar multiplicadores de informação. No cronograma de aulas, os alunos aprenderão a prevenir acidentes, a agir em casos de incêndio, noções de primeiros socorros, no combate à proliferação de doenças como Dengue, Zica, Febre Amarela, Chikungunya e Covid-19, cuidados com o meio ambiente, o perigo das drogas, dentre outros temas relacionados à proteção e cidadania.

“Já sei que posso aprender a salvar vidas e a pedir ajuda se alguém estiver em perigo”, conta a aluna Natalie Assis, que espera ansiosa as próximas aulas.

“A multiplicação de informação é tudo que precisamos para a proteção e defesa civil. A prevenção necessita desses multiplicadores. A partir do momento que eles têm essas aulas, levam o conhecimento para que a gravidade não aconteça”, explica a agente Fabiana Queiroz Aquino.

Ligue 199
Os alunos participantes aprendem logo no primeiro dia de aula os serviços emergenciais, assim como número da Defesa Civil: 199.

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: