Natal Encantado - Barueri

Defesa Civil de Barueri participa de seminário e aborda trabalho para reduzir desastres

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Barueri participou do 5º Seminário sobre Desastres Naturais, realizado no Palácio dos Bandeirantes, sede estadual da Defesa Civil. O objetivo foi disseminar a cultura de redução de riscos e desastres a partir da discussão de assuntos importantes para a construção de cidades mais seguras, sustentáveis e resilientes.

Em Barueri, a Defesa Civil, órgão ligado à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, realiza ações de conduta preventiva e preparativa na Semana Nacional de Redução de Desastres, que compreende o período de 10 a 16 de outubro, conforme decreto presidencial destinado a aumentar o senso de percepção de risco.

Neste ano, em Barueri, a Semana Nacional de Redução de Desastres, diferente dos anos anteriores, traz como destaque o trabalho das equipes da Defesa Civil, com 20 anos de existência, e do Resgate Municipal, criado há 15 anos. Nas ações realizadas a distância, em virtude da pandemia da Covid-19, a coordenadoria divulga os serviços prestados à população por meio dos canais de comunicação da prefeitura: alertas e dicas de como agir e prevenir deslizamento de terra, inundações, alagamentos, raios, dentre outros.

Até o momento, a Defesa Civil Operacional realizou 556 atendimentos contra 2.425 da Defesa Civil Resgate Municipal. Dentre as principais ocorrências neste ano estão: o risco de desabamento no Condomínio Viva Mais Barueri (Jardim Belval), em 6 de maio; desabamento do mezanino da Loja Du Chapéu, dia 17 de junho, em Alphaville; e o incêndio com vítimas em galpão, em 26 de agosto, no Jardim Califórnia.

Conforme o seu organograma, a coordenadoria tem a Defesa Civil Operacional/Prevenção, Defesa Civil Resgate e a Divisão de Programas/Projetos e Administração. Ao todo são 51 servidores, sendo o trabalho diuturnamente em escala de revezamento 12 por 36 horas, e operam conforme a demanda: seja da Defesa Civil ou do Resgate Municipal.

Escola + Segura

Em São Paulo, o seminário teve também abordagem do Programa “Escola + Segura”, iniciado em 2019 e idealizado pelas Secretarias de Estado da Educação (Seduc), Segurança Pública (SSP) e Casa Militar, por intermédio da Defesa Civil do Estado, que foi reconhecido pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil como exemplo de boa prática no eixo temático Defesa Civil na Escola.

“É um modelo desenvolvido em Barueri desde 2014. Na verdade, a nossa cidade já realiza trabalhos preventivos junto a comunidades escolares com ações, informações e formações de agentes voluntários de Defesa Civil. O trabalho acontece anualmente e tem como principal objetivo a prevenção de acidentes enfatizando a importância da cultura preventiva de desastres naturais e tecnológicos”, explicou Fabiana Queiroz Aquino, Agente de Defesa Civil da Divisão de Programas / Projetos e Administração.

#AprenderParaPrevenir

A Defesa Civil de Barueri participa ainda da Campanha #AprenderParaPrevenir 2021. Em alusão ao Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres, a ação chega à 6ª edição neste ano, com a participação de instituições parceiras como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI,) a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil / Ministério do Desenvolvimento Regional (Sedec / MDR), a Cruz Vermelha e o Programa Ciência na Escola.

O objetivo da campanha é mobilizar pessoas, instituições e comunidades para criarem espaços de diálogo, construindo e difundindo conhecimentos e intervenções no campo da Educação para Redução de Riscos e Desastres.

 

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: