Cresce adesão da campanha contra sarampo em Barueri, mas índices ainda preocupam

Os números da vacinação contra o Sarampo em Barueri demonstram que a população aderiu à campanha contra a doença, mas os índices ainda estão aquém do preconizado como meta pelo Ministério da Saúde. Desde o início de maio, a procura pelo imunizante tem crescido, mas ainda longe do objetivo de vacinar 95% de crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Não está descartada, portanto, uma nova mobilização para a vacinação deste público.

Conforme os dados da Secretaria de Saúde de Barueri, em 2 de maio foram aplicadas 137 doses da vacina. E, em menos de duas semanas, no dia 12 de maio foram imunizadas 4.596 crianças (ver tabela abaixo). Mas os números representam 22,24% da cobertura vacinal da cidade. Há uma semana, o índice estava em 17,2% na cidade, contra 16,1% no Estado de São Paulo e 17,09% no país.

Data de levantamento de dados nos dias Acumulado de doses aplicadas Cobertura da vacinação contra sarampo %
02/05/2022 137 0,66
04/05/2022 853 4,18
11/05/2022 3.431 16,60
12/05/2022 4.596 22,24

A imunização contra o Sarampo acontece desde 4 de abril e vai até 3 de junho em todas as UBSs de Barueri, de segunda a sexta durante seus horários de funcionamento (veja AQUI os endereços e horários). No final de abril foi promovido o “Dia D” de vacinação contra o Sarampo, juntamente com a imunização contra a Influenza, em todo o Estado. São vacinadas as crianças abaixo dos cinco anos, assim como os trabalhadores do setor de saúde.

Trabalhadores da saúde
Para os trabalhadores da saúde não há meta de cobertura vacinal. O intuito é atualizar as doses que ainda estejam atrasadas, além de proteger esse público contra a doença, considerando o risco diante da maior exposição nos serviços de saúde.

Todas as UBSs mantêm a vacinação em seus horários regulares de atendimento de segunda a sexta-feira, sendo que a UBS Benedito de Oliveira Crudo, no Centro, também atende aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h.

Calendário

O calendário da 8ª Campanha Nacional contra o Sarampo é o seguinte:

– De 4 de abril a 2 de maio: vacinação dos trabalhadores da saúde – juntamente com a primeira etapa da vacinação contra influenza;

– De 3 de maio a 3 de junho de 2022: campanha de seguimento contra o Sarampo para crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) – juntamente com a segunda etapa da vacinação contra influenza.

 

  

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: