Cotia dá mais um importante passo no atendimento ao autista

Pela primeira vez na história do serviço de saúde mental de Cotia a Prefeitura lança mão de uma importante ferramenta para diagnóstico apurado e tratamento de pacientes com autismo. Trata-se do Teste Linguístico ABFW, de autoria da fonoaudióloga Fernanda Dreux Miranda, da Faculdade de Medicina da USP, mestre em Distúrbios da Comunicação. A Prefeitura adquiriu quatro testes que serão utilizados pelos fonoaudiólogos no CAPS Infantil, ASSA, Cefor e UBS Rio Cotia no atendimento de pessoas diagnosticadas ou em investigação de TEA (Transtorno do Espectro Autismo).

Os investimentos também foram feitos em capacitação. Desde agosto, os profissionais que atendem na saúde mental assistiram palestras, passaram por treinamento para aprimorarem o atendimento e a avaliação dos pacientes. “A saúde mental está tendo uma atenção muito maior no atual governo. Avançamos muito com capacitação, novas aquisições, estamos vivenciando mais investimentos e, para nós que lidamos com estes atendimentos diariamente, isso é fundamental”, disse Martha Lúcia Cabrera Ortiz Ramos, psicóloga.

Parte do avanço contempla a aquisição de diversos brinquedos que são utilizados pelos fonoaudiólogos. “Enquanto o paciente está brincando, também está sendo avaliado. Este material auxilia na estimulação, função da fala, interação, coordenação motora e o seu uso está previsto no Teste ABFW”, explicou o secretário de Saúde Magno Sauter.

          O secretário lembrou, que o prefeito Rogério Franco implantou importantes medidas no atendimento da saúde mental. “Ele instituiu o Cartão de Identificação do Autista, profissionais passaram por capacitação, investiu em ferramentas de trabalho e conhecimento para os profissionais”, completou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: