Cerca 12 mil pessoas assistem ao Desfile Cívico de 7 de Setembro em Itapevi

Cores, animação e patriotismo foram elementos para comemorar o tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro, realizado pela Prefeitura pelo segundo ano consecutivo. O tema das celebrações foi “Regiões do Brasil em Itapevi” e foi realizado no Corredor Oeste Metropolitano.

Cerca de 12 mil pessoas acordaram cedo para assistir ao desfile em Itapevi, que contou com a participação de alunos de 40 escolas, membros do Corpo de Bombeiros, Exército, PM, Bandas Marciais, entre outras entidades convidadas. A festividade voltou para o calendário oficial da cidade no ano passado, após 10 anos de interrupção.

O total de participantes do desfile da Independência do Brasil, incluindo organizadores diretos e indiretos chegou a 5 mil pessoas. O público presente teve à sua disposição ambulâncias, banheiros químicos e arquibancada coberta. A administração municipal disponibilizou transportes e alimentação para as crianças das escolas participantes. Bandeirinhas foram distribuídas para a população na hora do evento e coloriram as ruas.

Regiões do Brasil em Itapevi

As escolas que desfilaram foram divididas em sete pelotões, que se apresentaram por regiões e levaram para as ruas os seguintes temas: Região Norte – escolas da região de Amador Bueno; Região Nordeste – escolas da Vila Santa Flora e adjacências; Região Centro-Oeste – unidades escolares da região do Jardim Santa Rita; Região Sul – escola do Jardim da Rainha e unidades ao redor; Região Sudeste – escolas da região da Vila Dr. Cardoso; O Estado de São Paulo – escolas do Jardim Rosemary; Itapevi, Nossa Terra, Nossa Gente – unidades do Jardim São Carlos.

O desfile escolar contou com apresentações das Bandas Marciais das unidades escolares participantes. Neste ano, a novidade ficou por conta de oito bandas marciais que compõem os blocos e tiveram uniformes próprios, bem como a linha de frente.

O prefeito Igor Soares elogiou o esforço de resgate da cultura itapeviense. Desde a sua posse em 2017 já havia interesse na realização do evento nesse porte, mas com as dívidas herdadas da antiga gestão foi necessário quitá-las antes para, posteriormente, iniciar o planejamento e a organização para os preparativos dos anos de 2018 e de 2019.

“Antes tínhamos que sair de Itapevi para assistir ao desfile. Agora fico feliz ao ver nossas crianças aprendendo mais sobre a importância da independência do Brasil. Hoje homenageamos todos os cantos e culturas do país. A cada ano vamos melhorar mais esta festa tradicional que conta com o apoio das instituições civis e militares da nossa cidade e região”, disse o prefeito.

Roselene Francisco Magalhães, 35, cabeleireira, acompanhou o desfile do filho, Christopher Magalhães da Silva, 10, estudante do Cemeb Dra. Zilda Arns Neumann, no Jardim São Carlos. “Maravilhosa a organização, a energia do público e dos participantes. Itapevi está se transformando em uma cidade onde temos muito orgulho de viver e morar a cada novo dia”, resumiu.

Solenidade especial

A abertura da solenidade contou com a presença de autoridades e a execução dos hinos nacional e de Itapevi pela Banda da GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi, com a participação de 30 músicos, além de crianças e adolescentes do projeto Música Contra a Violência, da GCM itapeviense. O evento contou ainda com o comparecimento de 40 integrantes da Melhor Idade da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

Na sequência, houve o desfile das Escolas Municipais, com os alunos do 5º, além de estudantes da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Ao todo, foram 1.865 estudantes e cerca de 1,5 mil colaboradores da Secretaria de Educação de Itapevi, dentre professores, gestores, diretores e coordenadores escolares. Houve ainda apresentação de 350 alunos da Escola de Artes, Dança e Música da Secretaria de Cultura e Juventude na sequência dos desfiles das escolas.

Além das locais de ensino, também participaram 289 alunos da rede estadual, 190 integrantes do Grupo Amigos das Bike e praticantes das modalidades de futsal, ginástica artística, judô e combattenco da Secretaria de Esportes e Lazer do município. Participaram ainda 45 membros da Escola de Bombeiros; 45 pessoas da Guarda Mirim de Itapevi e 40 integrantes do Grupo Escoteiro do Ar Templários 333º/SP, com sede na Cemeb Governador André Franco Montoro, na Vila Dr. Cardoso.

Participações especiais

Como parte das tradições históricas do desfile com características cívicas e militares, também foram programadas as participações de 100 membros do Exército Brasileiro, Polícia Militar, da PM do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência), Corpo de Bombeiros e da GCM de Itapevi. Os carros oficiais e comitivas previstos para o desfile foram de Cavalos da Romaria, um caminhão do Corpo de Bombeiros, ambulâncias, TEGs (Transportes Escolares Gratuitos), carros oficiais e 50 motos de motoclubes. Ao todo, foram 1.069 convidados participando desta etapa do evento.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: