A cidade de Itapevi, comemorou 59 anos de emancipação no último domingo (18), para homenagear o município, a Câmara Municipal realizou sessão solene pela emancipação político-administrativa ocorrida em 18 de fevereiro de 1959.
Comandada pelo presidente da Câmara, o vereador Bruxão Cavanha, a sessão foi repleta de homenagens. A primeira foi destinada ao único emancipador vivo, Raul Leonardo, que foi homenageado em vida com um busto que ficará exposto no futuro museu da cidade. A peça foi esculpida escultor e professor da Escola Municipal Livre de Artes, Claudio Monteiro Martins.
“Neste momento de homenagearmos a memória dos nossos valorosos emancipadores, muito bem representados na pessoa do nosso querido Raul Leonardo. Também reconhecemos o trabalho dos prefeitos que ajudaram a construir a nossa cidade, com uma menção especial ao nosso prefeito Igor Soares, que vem realizando uma gestão inovadora”, disse Bruxão.
Presente à sessão, o senador Álvaro Dias (Pode) e a deputada Renata Abreu (Pode) foram homenageados com moções concedidas pelos vereadores. O senador recebeu moção de aplausos pelos relevantes serviços prestados a nação. Já a deputada foi homenageada pelo empenho em destinar recursos federias para Itapevi.
Ainda na sessão, o diretor geral da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, Dr. Roberto Lamari, entregou as autoridades exemplares do livro “Pensando Itapevi Século XXI”. O livro foi originado a partir de um ciclo de debates temáticos, que buscou enfocar a diversidade e a interdisciplinaridade no trato das diferentes áreas de políticas públicas da cidade.
“O livro reforça as ações de aproximação da Câmara de Itapevi e da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza com o cidadão, tendo como foco a prática democrática, além de ser um mecanismo que pode nortear políticas públicas na cidade”, frisou Lamari.
O presidente também destacou o poder de uma Câmara de Vereadores. “Segundo especialistas e cientistas políticos, os vereadores fiscalizam e acompanham de perto, aprovando ou desaprovando, os recursos das prefeituras brasileiras que giram em torno de 160 bilhões de reais. Repito: 160 bilhões de reais”.
Agradecendo a presença da população no dia festivo, Bruxão ressaltou que o melhor presente que podemos dar a Itapevi no dia do seu aniversário é unirmos forças para trabalhar, todos juntos, para defender projetos que possam dar à nossa cidade uma cara de modernidade, mas isso sem perder a característica que nos distingue como “cidade acolhedora”.
Também participaram da sessão os deputados estaduais João Caramez (PSDB), Gil Lancaster (DEM) e Márcio Camargo (PSC), o vice-prefeito; Teco (PSD), os ex-prefeitos de Itapevi; Osmar de Souza e Sergio Montanheiro e os secretários municipais cidade.