Barueri

Barueri se conecta ao mundo no Dia da Criatividade

Durante três dias, de 20 até 22 de abril, Barueri se conecta com o mundo no Festival Mundial da Criatividade 2022, evento do World Creativity Day, capiteneado pela ONU (Organizações das Nações Unidas). No dia 21, data estipulada pela ONU como dia da criatividade, o Centro de Eventos é o palco da cidade para o Festival, junto com outras 120 cidades no mundo que participam da celebração. Neste ano, Salvador, na Bahia, é a sede mundial do Festival.

A professora da FIEB (Fundação Instituto de Educação de Barueri) Sandra Bozolan é a líder de comunidade do Word Criativity Day em Barueri e abriu os trabalhos no Centro de Eventos junto com o superintendente da FIEB, Luiz Antonio Ribeiro, com o diretor de Projetos Culturais, Diego Turbiani, da Secretaria de Cultura e Turismo, representando o secretário Jean Gaspar, e com a também professora da FIEB, Rosi Volgarin, uma das organizadoras.

Nos três dias, acontecem várias atividades, de forma presencial e on-line, como palestras e exposições de artes. Temas ligados à música, design, diversidade, mobilidade e assistência social são parte da programação.

Integrar as pessoas
Em Barueri, a FIEB e a Secretaria de Cultura e Turismo são as anfitriãs da iniciativa. A presidente do Fundo Social de Solidariedade Estrela Guia, de Barueri, Sônia Furlan, foi escolhida como a principal influenciadora, destacando, em depoimento por vídeo, a importância do Festival para a cidade e para o mundo. 

“A gente pode instruir e também aprender com as outras pessoas. Eu procuro integrar as pessoas mais vulneráveis. Por isso o Programa Renascer faz com que os moradores de rua possam se restabelecer psicologicamente, socialmente e economicamente”, afirmou Sônia Furlan.

Sandra Bozolan lembrou que quando foi selecionada para ser a líder da comunidade imediatamente pensou em integrar a FIEB e outros programas da cidade para a realização do Festival de 2022. “Estamos hoje aqui firmados em dois eixos principais: o da aprendizagem e o da emoção”, afirmou.

Diogo Turbiani ressaltou que a parceria da Cultura com a FIEB está sintonizada com o conceito de desenvolvimento local, ou seja, na ajuda com soluções a problemas sociais e econômicos no âmbito do próprio município. “Esse é o momento para buscar inspirações no que tange à criatividade e a inovações”, afirmou.

Luiz Antonio Ribeiro afirmou que ficou muito entusiasmado quando recebeu a notícia da participação no Festival. “Estamos aqui como exemplo de criatividade, sempre colocando o ser-humano acima de tudo”.

Movimento Global
O World Creativity Day, instituído pela ONU em 2017, é movimento que reúne uma comunidade global de educadores, empreendedores, líderes sociais e empresariais, tecnólogos, criadores de conteúdo, pesquisadores e outros agentes de mudança para debater e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis.

As alunas e o aluno do primeiro ano de Design da FIEB, Milena Andrade, Milena Paiva, Allanys Arrais, Gabriela Antunes e Erick da Silva, participaram das atividades do Festival de Criatividade no Centro de Eventos.

Para eles, trata-se de uma ótima oportunidade de expor suas ideias e sugestões na forma de arte, ou mais especificamente, como designers. “São poucas as vezes que se abrem espaços para os estudantes manifestar seus pensamentos. Quando o professor nos falou sobre esse evento, ficamos muito entusiasmados”, afirmou Milena Andrade.

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: