Assistência Social de Taboão da Serra capacita servidores para atendimento em rede de dependentes químicos

Os atendimentos aos dependentes químicos, bem como seus familiares são uma das prioridades da nova administração da Prefeitura de Taboão da Serra. Por isso, as Secretarias de Assistência Social e Cidadania (SAS) e de Saúde realizaram na sexta-feira, 17/09, um encontro no Cine Araújo, no Shopping Taboão, para alinhar procedimentos quanto ao fluxo de atendimento do Programa Recomeço, que tem como objetivo proporcionar condições para uma vida saudável e digna à população, bem como auxiliar os adictos, suas famílias e toda a comunidade à sua volta. À ocasião, também foi abordado o trabalho de comunidades terapêuticas e sobre a campanha Setembro Amarelo.

A coordenadora de Proteção Especial da SAS, Verônica Maria de Souza, explicou o intuito do encontro que reuniu as equipes dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).“Nosso objetivo foi tratar sobre a drogadição, o quanto essa temática perpassa todos os atendimentos que temos na Assistência. Temos quatro comunidades terapêuticas na região e hoje trouxemos a Casa São José para contar um pouco do trabalho que eles realizam”, disse.

O coordenador do CREAS, Edson Ferreira, destacou que o trabalho em conjunto é fundamental.

“O que leva as pessoas a fazerem o uso de substâncias psicoativas ou mesmo o abuso de álcool são diversos fatores, situações de vulnerabilidade social, mas também situações de saúde e discutir esses temas na apresentação de uma comunidade terapêutica no Setembro Amarelo é de fundamental importância”, disse. “Esse trabalho não vai acontecer se não for com muitas mãos. Então, temos que ter muitos parceiros porque é nesse trabalho conjunto que a gente vai atingir as pessoas que tem direito a acessar este serviço. É dever da assistência fazer esse elo para a garantia de direitos para essas pessoas que buscam esse atendimento e nós vamos, não só acompanhar essas pessoas, mas também as famílias que estão aqui na cidade”, finalizou.

Em Taboão da Serra, quem é dependente químico ou familiar pode buscar auxílio no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS ad). Basta comparecer na Avenida Intercap, 325, Cidade Intercap, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, munido de RG, cartão do SUS e comprovante de endereço de Taboão da Serra. A população também pode solicitar orientações sobre o acompanhamento e tratamento de dependentes químicos através do CRAS da região onde mora ou por meio do CREAS.

 

SETEMBRO AMARELO

A campanha de valorização à vida, conhecida como Setembro Amarelo, segue em Taboão da Serra.

Para ampliar a rede de proteção, a coordenadora de Saúde Mental, Vanini Mandaj, realizou uam breve palestra para as equipes técnicas da SAS de forma a orientar os servidores como identificar as pessoas que precisam ajuda e encaminhá-las para tratamento em rede. “Como forma de aumentar a nossa rede de proteção, com relação ao suicídio, estamos fazendo parceria com todas as secretarias e hoje foi o momento com os funcionários da Secretaria de Assistência Social que atendem a população em vulnerabilidade social, de forma a expandir essa rede de proteção”, comentou.

 

Serviço:

 

CAPS AD
Avenida Intercap, 325, Cidade Intercap

4787-8558
De segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h.

 

CREAS
Rua Milton Martins Moura, 30, Vila Francisco Remeikis
4139-1105 | 4138-7155

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

 

CRAS Clementino

Estrada Kizaemon Takeuti, 1145, Jardim Clementino

4787-9151

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

 

CRAS Monte Alegre

Rua dos Jasmins, 120, Parque Assunção

4786-7834

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

 

CRAS Pirajussara

Rua Jurandir Cabelho, 452, Parque Jacarandá

4771-6228 | 4137-2121

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

 

CRAS Saporito

Rua Zeicy Aparecida N Batista, 39 – Jardim Record

4139-9106

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

 

CRAS Scândia

Rua Guilherme Busto, 130, Jardim Scândia

4139-8353

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

 

CRAS Trianon

Rua Luiz Antônio de Andrade Vieira, 786, Jardim Trianon

4787-3943 | 4685-2091

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

 

CRAS Vila Sônia

Rua Elza Feres, 360, Jardim Vila Sônia

4701-2320 | 4685-8342

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

 

CRAS Vila Indiana

Rua Brasilina Beu, 55, Vila Indiana

4138-2075

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

 

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: