Após 57 anos de vida pública Jair Assaf se despede da Câmara de Osasco com muito orgulho de seu trabalho

Em 1963 começou como funcionário da Câmara Municipal de Osasco, exercendo função administrativa até 1990. Durante o referido período, aconteceu no município, a Intervenção Federal (1966), em que todos os funcionários da Câmara foram prestar serviço para a Prefeitura. Jair Assaf trabalhou como fiscal de obras no município durante seis meses.

Sua carreira política começou por influência do pai, que foi Vereador durante quatro legislaturas (1962-1976), inclusive sendo Presidente do Poder Legislativo (1970-1971). A responsabilidade era grande, pois o nome da família sustentava grande respeito, sendo sinônimo de trabalho e luta em prol dos que mais careciam. Desta forma, Jair Assaf iniciava sua carreira pública, sendo eleito Vereador em 1976, carregando a incumbência de manter o lema de seu pai: “fazer o bem sem olhar a quem”.

A Campanha do RG, realizada entre 1987 e 1988, destaca-se como um dos primeiros trabalhos marcantes como Vereador. Idealizada por Assaf, com apoio da Polícia Civil, acontecia através de multirões levados aos bairros e escolas públicas. Naquele tempo, mais de 5.600 pessoas se beneficiaram com a emissão do primeiro RG.

Desde então Assaf já foi líder do Prefeito (1989-1992), Vice-Prefeito (1993-1996), Prefeito em Exercício na gestão Celso Giglio e na gestão Jorge Lapas, concorreu nas eleições para Deputado Estadual (1998),  foi Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano entre 1993 e 2003, período em que, cumprindo seu mandato no Legislativo no ano de 2001, foi convidado pelo Prefeito da época, Celso Giglio, a retornar como Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, para estar à frente de uma reintegração de posse no Rochdale.  O tato com os moradores dispensava a presença do Batalhão de Choque. Experiência e credibilidade acarretaram no sucesso da operação.

Ainda no ano de 2001, Assaf mudou a realidade de 321 famílias que viviam aglomeradas na construção abandonada do Hospital Santa Isabel, no Jaguaribe. As famílias foram transferidas para um Assentamento Social com lotes definidos e urbanizados. O terreno do antigo Santa Isabel ganhou um moderno Centro Educacional.

A premissa era oferecer qualidade de vida através de uma moradia mais digna e o resultado de tanto empenho no assentamento das famílias foi o surgimento do maior bairro de interesse social da região, denominado Jardim Conceição.

Em 2003, concluídas as ações, retornou para dar continuidade ao seu mandato na Câmara.

Atualmente está em seu sétimo mandato na Câmara Municipal de Osasco, da qual foi Presidente no biênio 2015/2016, tendo notoriedade ao criar o Portal da Transparência, instituir o Pregão  Presencial (trazendo maior lisura nos processos licitatórios da Casa), realizar após mais de 20 anos Concurso Público para aumentar o número de efetivos, extinguir 121 cargos comissionados, colocar fim à frota de carros locados para vereadores, instituir a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) em prol de todos os funcionários, implantar a Procuradoria Especial da Mulher e concluir devolvendo 17 milhões aos cofres públicos.

Incansável no trabalho e sempre atento às mudanças que o tempo traz, Assaf é autor de incontáveis Leis que vislumbram o desenvolvimento da cidade tal qual o bem-estar da população, destacando-se: o Plano Diretor (Lei complementar 125/2004) que cria as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) e prioriza a entrega de documentação e a regularização das áreas livres urbanizadas; Criação do endereço social possibilitando a denominação de ruas e vias públicas localizadas nas áreas livres, facilitando o acesso a serviços dos correios, internet, telefonia; Regularização de imóveis com área superior a 60 m², o qual lutava há mais de 10 anos pela aprovação e que agora beneficiará centenas de moradores que ainda não conseguiram a documentação para o desdobro e escritura destes imóveis; entre outros.

Esteve presente em inúmeras Comissões, criadas no Legislativo, auxiliando na aprovação de importantes Projetos oriundos da Casa de Leis e do Executivo. No momento, é Relator da Comissão de Obras e Administração Pública e da Comissão do Idoso, do Aposentado, do Pensionista e das Pessoas com Deficiência.

No decorrer de seus sete mandatos como Vereador, pertencendo ou não à oposição, sempre foi a favor de manter bom relacionamento com todos os Prefeitos, priorizando a evolução dos Projetos que visam o bem da cidade, havendo seu nome presente em muitos deles.

No decurso de 57 anos de uma proeminente vida pública, sendo 34 como Vereador atuante em nossa cidade, passou pelos partidos PTB, PSDB, PROS e hoje é filiado ao DEM. Assaf não possui zona de conforto e age em diferentes temáticas sem esconder a forte empatia que sustenta pela urbanização de áreas livres. Foram aproximadamente 40 áreas urbanizadas, beneficiando mais de 15 mil famílias. Para cada área uma história, para cada família uma vitória.

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: