Agosto Lilás: Guardiã Maria da Penha realiza palestra na UBS do Chácaras Marco em Barueri

Como parte das ações inerentes à campanha Agosto Lilás, que incentiva o combate à violência doméstica, no dia 9 de agosto os agentes do Programa Guardiã Maria da Penha, da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), estiveram na Unidade Básica de Saúde Drª Elisabete Izilda Duleba (Chácaras Marco) para falar sobre a existência do programa e a importância da Lei Maria da Penha. O principal objetivo foi reforçar os canais de denúncia.

A agente civil Esmeralda dos Santos foi quem conduziu a palestra explicando o porquê da existência da Lei Maria da Penha e seus mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar.

“Hoje a lei abrange condutas que vão muito além da agressão física. Entende-se que a violência é uma espécie de coação ou forma de constrangimento”, destaca Esmeralda ao falar sobre os tipos de violência doméstica e familiar presentes na Lei Maria da Penha: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

Guardiã Maria da Penha
Na palestra foi apresentado o trabalho realizado pela equipe da Guarda Civil Municipal da SSUDS, por meio do Programa Guardiã Maria da Penha, que visa acompanhar as vítimas de violência doméstica sob medidas protetivas por meio de visitas residenciais ou no trabalho no sentido de coibir a aproximação do agressor.

“Em julho deste ano, 14 vítimas de violência foram inseridas no programa, com idades entre 30 e 50 anos. Hoje, 28 vítimas são visitadas diariamente”, detalhou Esmeralda.

Informação acessível
A UBS do Chácaras Marco sempre realiza ações junto à comunidade com o objetivo de levar informações à população. Neste caso, o foco foi a Lei Maria da Penha e quais são os serviços disponíveis para o enfretamento da violência contra a mulher de Barueri.

“Os usuários se envolveram e tiraram dúvidas. Algumas pessoas não sabiam da existência do Guardiã Maria da Penha e outros não conheciam a Lei. Foi sem dúvida um encontro muito produtivo e bem recebido pelo público, com informações importantes tanto para os usuários quanto para os funcionários da unidade”, disse a enfermeira técnica responsável, Veroneide Pessoa.

Denuncie
Barueri é referência no combate à violência contra a mulher. Os canais de denúncia disponíveis são o 180 e o Disque 100, além dos telefones da SSUDS: (11) 4199-1400 e 4198-3205, ramal 147.

A cidade mantém a Base da Guardiã Maria da Penha (o atendimento foi temporariamente transferido para a sede da SSUDS, que fica na rua da Prata, 725 – Jardim dos Camargos) e a Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher, na avenida Sebastião Davino dos Reis, 756 – Vila Porto (ambas 24 horas).

A vítima também pode procurar o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM), que funciona na Secretaria da Mulher (ao lado da Delegacia), das 7h às 18h de segunda a sexta-feira.

 

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.