Adolescentes de 11 e 12 anos devem ser vacinados contra meningite ACWY

Recentemente, o Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), disponibilizou a vacina Meningocócica para adolescentes com idade entre 11 e 12 anos com o objetivo de garantir proteção, suprir necessidade e proteger contra 4 subtipos da doença (A, C, W e Y). Em Cotia, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Antes, apenas a vacina Meningocócica C (conjugada) estava disponível no Programa Nacional de Imunizações (PNI) na rotina de vacinação para crianças menores de cinco anos. A partir da nova definição do Ministério da Saúde, a faixa etária de 11 e 12 anos deve receber a dose da meningocócica ACWY, mesmo que tenha recebido a vacina MenC (conjugada) ou reforço quando criança. A Meningo ACWY, até pouco tempo, estava disponível apenas na rede particular de vacinação.

De acordo com o Ministério da Saúde, também devem receber a vacina os pacientes com Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN) em uso de Eculizumabe, a partir de 14 anos de idade (considerando as recomendações da Portaria nº 60, de 18 de novembro de 2019, que torna pública a incorporação da referida vacina para essa população, no Sistema Único de Saúde).

A vacina é gratuita. Para receber a dose da vacina é preciso comparecer à UBS mais próxima com caderneta de vacinação. A Doença Meningocócica frequentemente leva sequelas ou morte. Por ser uma doença grave, de evolução rápida e com potencial de causar epidemias, é fundamental que os adolescentes entre 11 e 12 anos recebam a vacina, uma vez que eles frequentemente são afetados.

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: