Outubro Rosa - Barueri

Abertas as inscrições para workshop, palestras e oficinas gratuitas em Cotia

Estão abertas as inscrições para diversas oficinas, workshop e palestras culturais que acontecerão durante o mês deoutubro. As inscrições e as aulas serão remotas e acontecem por meio de uma parceria entre a Poiesis Gestão Cultural, Oficinas Culturais e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em Cotia, e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Lazer. Abaixo, informações e links de inscrição.

OFICINA: ENTRE DOBRAS E CORTES – POSSIBILIDADES PARA AS NARRATIVAS VISUAIS – MÓDULO II

Coordenação: Fabíola Notari

Datas e horários: 13, 15, 20, 22 de outubro – 10h às 12h

Inscrições: até 5 de outubro

Seleção: Análise da ficha de inscrição

Público-alvo: Educadores, artistas visuais, designers, produtores culturais etc.

Recursos técnicos, materiais e equipamentos necessários: Material de desenho: lápis preto e borracha. Material para dobra e corte: tesoura, estilete, régua metálica, base para corte. Material para colagem: revistas, jornais e materiais impressos, cola bastão.

Material para monotipia: tinta guache, pincel e rolinho de espuma.

Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/7hreZazqcnhXr3rx7

A superfície do papel me permite a construção de narrativas visuais. Com dobras e cortes, posso potencializar as relações com o espaço-tempo da leitura das imagens. Quais histórias poderão ser contadas neste formato? E naquele? Como escolher o melhor formato para minha história? Nesta oficina, exploraremos possibilidades ao construirmos narrativas visuais que cabem na palma das mãos.

OFICINA: DISTOPIA AMBIENTAL: A FICÇÃO CIENTÍFICA NA CONTEMPORANEIDADE

Coordenação: Rafael Ghiraldelli da Silva

Data e horário: 13 de outubro, das 18h às 21h

Inscrições: até o preenchimento das vagas

Seleção: Primeiros inscritos

Público-alvo: jovens e adultos a partir de 18 anos, interessados na temática da oficina.

Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/Pypj1GbVjYxKNLMT8

A atividade se propõe a investigar como narrativas contemporâneas de ficção científica representam o futuro da humanidade no âmbito da crise climática – e quais soluções são (ou não) propostas por tais narrativas para os diferentes abismos (sociais, econômicos, políticos etc.) amplificados por uma condição distópica global.

WORKSHOP: UM CORPO QUE DANÇA 

Coordenação: Anderson Gouvea

Data e horário: 14 de outubro – 18h às 21h

Inscrições: até o preenchimento das vagas

Seleção: Primeiros inscritos

Público-Alvo: interessados a partir de 16 anos

Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/T9rFyr3nTW6eGpbD7

Prática de dança contemporânea com foco na consciência corporal e na coordenação motora proposta por Suzanne Piret e Marie Madeleine Beziers em seu livro “A coordenação motora – Aspectos mecânicos da organização psicomotora do homem”. Tem como princípio desenvolver a consciência de si e a percepção do corpo no espaço, promover o conhecimento do sistema ósseo e articular por meio da coordenação motora, desenvolver habilidades e a autonomia do ser criativo que dança.  A oficina terá acompanhamento ao vivo com a musicista Renata Espoz.

OFICINA: COMO MEDIR OS RESULTADOS DE UM PROJETO CULTURAL – VALOR CULTURAL, SUAS DIMENSÕES E IMPACTOS

Coordenadora: Karina  Poli 

Datas e horários:

Turma A – 18, 20 e 22/10 – 10h  às 12h

Turma B – 21, 26 e 28/10- 14h às 16h

Inscrições: até 5 de outubro

Seleção: Análise da ficha de inscrição

Público-alvo: Gestores Culturais, funcionários de instituições culturais, artistas, produtores, pequenos empresários e público interessado em gestão cultural e políticas culturais.

Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/4SQ1LQMKqxxMgdbS8

Este curso tem como proposta a discussão sobre valor cultural. Procuraremos apresentar e esclarecer o que é o valor cultural e como ele é estabelecido. Para isso apresentaremos suas diferentes definições, com o objetivo de compreender suas dimensões (sociais, societais, transcendentais e pessoais) e esferas de atribuição (redes culturais, governo, mercado e sociedade). Após apresentar o conceito de valor cultural procuraremos compreender como ele pode ser incorporado a projetos culturais, tornando-se um guia na construção de suas narrativas, objetivos e propósitos. Para finalizar, serão apresentadas algumas possibilidades para mensurar os impactos dos projetos culturais, tendo em vista seus valores culturais. #gestaocultural

OFICINA: GALILEU GALILEI ENTRE CIÊNCIA, ARTE E LITERATURA

Coordenação: Valentina Cantori

Datas e horários: 18, 20, 25 e 27 de outubro, das 14h às 16h

Inscrições: até 5 de outubro

Seleção: análise da ficha de inscrição

Público-Alvo: interessados em geral

Link do formulário para inscrição: https://forms.gle/41y7L3hexxxNeN4XA

Homem de habilidades múltiplas, Galileu Galilei (1564-1642) representa uma das figuras mais interessantes do panorama cultural italiano entre os séculos XVI e XVII. Galilei foi matemático, físico, astrônomo, filósofo e letrado; considerado o pai da ciência moderna, cumpriu uma verdadeira revolução científica e cultural, deixando importantes contribuições, seja para o mundo das ciências, seja para a cultura italiana, que reverberam até hoje. Nesta oficina falaremos dos acontecimentos mais importantes de sua vida, abordando seus escritos e pensando nas relações que entretinha com filósofos, cientistas, artistas e letrados da época.

OFICINA: DANÇANDO PARA A TELA: COMO GRAVAR E DIVULGAR SUA DANÇA

Coordenação: Cynthia Domenico, Guilherme Chiappetta e Sarah Ferreira

Datas e horários: 19, 21, 26 e 28 de outubro, das 14h às 16h

Inscrições: até 5 de outubro

Seleção: análise da ficha de inscrição

Público-alvo: Artista da dança e artes cênicas com ou sem experiência. Interessados em dança e vídeo no geral, a partir de 16 anos.

Link do formulário para inscrição: https://forms.gle/TZBcM5Nm5gVpowDF6

Oficina introdutória à linguagem de videodança com 4 encontros de 2h cada, que instrumentaliza dançarinos profissionais, amadores e amantes da dança para criar, editar e divulgar uma coreografia autoral especificamente realizada para a câmera de celular.

PALESTRA- PERFORMANCE: Performance, Autoperformance e a Realidade 

Coordenação: Manfrin da COLETIVA PROFANAS

Data: 21 de outubro – 18h às 21h

Inscrições: até 18 de outubro

Seleção: Primeiros inscritos

Público: Artistas em geral, atores, atrizes, performers,estudantes de artes cênicas, dança teatro, estudantes de antropologia, estudantes de sociologia, estudantes de filosofia, estudantes de artes e humanas em geral, pessoas transgêneras, público LGTBQ+.

Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/m9Uipda3LW3po9Ya8

Esta palestra será uma exposição reflexiva a partir de uma bibliografia e de uma análise de trechos de obras teatrais que identifiquem a questão do performativo e do real em cena. Voltada a iniciantes na pesquisa sobre a linguagem da performance, será apresentado um percurso que vai da teoria da performance até a elaboração do pensamento da auto performance no teatro documental. Paralelamente, serão citadas diversos artistas transgêneras e suas obras, dando protagonismo à pesquisa de artistas que são extremamente silenciadas em discussões pedagógicas nas artes  cênicas. A partir de um ponto do percurso histórico e nacional do amplo universo da performance, Manfrin elabora, em conjunto com o público, uma crítica do real nas artes.

INTRODUÇÃO À POESIA CONTEMPORÂNEA  

Coordenação: Caroline Maciel Pereira

Data: 22 de outubro – 14h às 16h

Inscrições: até o preenchimento das vagas

Seleção: Primeiro inscritos

Público: Interessados em poesia e literatura. Não é necessário ser escritor para participar.

Materiais necessários: papel e caneta.

Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/XgxL8rvNABsFneYh7

A proposta desta oficina é permitir uma vivência com a palavra, com a poesia que está no dia a dia e que habita em nós. Serão apresentados poemas autorais, características do cenário poético atual e sugestões de exercícios de escrita com foco no autoconhecimento.

OFICINA: EU ME CONTO MAS NÃO ME BASTO

Coordenação: Valéria Rocha

Datas e horários: 25, 27 e 28 de outubro – 14h às 16h

Inscrições: até 14 de outubro

Seleção: Análise da ficha de inscrição

Público-Alvo: interessadas(os) em geral, maiores de 16 anos, que desejem aprender formas de narrar e construir uma história, em especial histórias autobiográficas.

Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/rarwYFJR7xXY3WCv9

As(os) participantes serão convidadas(os) a experimentarem a arte de narrar histórias, em especial histórias autobiográficas. Para isso, traremos uma série de provocações que possam ajudar cada pessoa da turma a encontrar sua forma de contar histórias: como usar o olhar, a voz e o corpo para fortalecer a história que queremos contar? Como ser generosa(o) com quem nos escuta e com minha história? Qual a importância de se narrar histórias autobiográficas? Por que compartilhar minhas narrativas com outras pessoas? Como fazer do ato de contar histórias autobiográficas um ato de partilha e escuta, um ato que vá na contramão do espaço do puro ego e exibicionismo, espaço tão comum nos nossos dias e fortemente enaltecido pelas redes sociais? Nesse sentido, a oficina também visa pesquisar o ato de ouvir: como eu me coloco para escutar a história da outra pessoa, verdadeiramente escutar, afastando de mim os julgamentos precoces, afastando a escuta ansiosa (que enquanto escuta já pensa na resposta).

 

PALESTRA: O LUGAR DO BRANCO NAS RELAÇÕES RACIAIS BRASILEIRAS 

Coordenação:  Lia Vainer Schucman

Datas e horários:

Turma A: 26 de outubro, às 10h às 12h

Turma B: 3 de novembro, às 18h às 20h

Inscrições: 29 de setembro a 21 de outubro

Seleção: Primeiros inscritos

Público: Interessados a partir de 16 anos

Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/yjcoZWdUWRQRPTPV6

Nesta palestra serão abordados os conceitos de: branquitude, raça, racismo, a reação dos brancos diante das demandas de equidade racial, pactos narcísicos da branquitude e sua manifestação nas instituições/ empresas/escolha de ocupação em postos de trabalho, assim como as relações interpessoais e os conflitos raciais.

FOTO PRETA – DIÁLOGOS – RETRATO PARA TORNAR VISÍVEL

Coletivo Afrotometria

Convidado: Wagner Celestino

Mediação: Tiago Alexandre Santana

Data e horário: 28 de outubro – 18h às 20h

Inscrições: 29 de setembro a 21 de outubro

Seleção: Primeiros inscritos

Público-Alvo: A partir de 16 anos

Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/5itdq4PayEeTNuvHA

Neste debate entre Tiago Alexandre e Wagner Celestino, é feito uma análise da importância dos retratos que Wagner Celestino, fotógrafo que vem fazendo retratos de personalidades do movimento negro desde a década de 70, e como esses registros relatam contribuições de suma importância para a construção do país. FOTOPRETA – DIÁLOGOS tem como proposta apresentar e dialogar acerca da produção fotográfica-visual e seus aspectos, através dos olhares de artistas e curadores negros, tendo como ponto de partida o papel da imagem nas construções sociais e dos imaginários em relação à população e cultura afro-brasileira. As imagens têm o poder de contar, criar e provocar narrativas, sendo assim, tem um importante papel na construção de poder dentro da sociedade. Essas questões ligadas à presença e não presença de corpos negros e suas manifestações na fotografia, permeiam os diferentes eixos de diálogos propostos nesta atividade.

MáriOswald: Entre bocadas antropofágicas e comidas que mordem

Webinar com Rudá K. Andrade e Vivian Aguiar

Mediação: Thiago Saraiva

Data e horário:15 de outubro, sexta-feira, às 18h

Inscrições: até 13 de outubro

Link para formulário de inscrição: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_aXYsq7ZCRdyLhzZ4mMQXIg

Da Semana de 22 fomentada ao redor das mesas dos salões, ao movimento antropofágico e a busca por uma cozinha brasileira, a atividade perpassa pelas diferentes reflexões que os autores teceram sobre a culinária. Esta atividade integra o ciclo de lançamento virtual do livro “A arte de devorar o mundo: aventuras gastronômicas de Oswald de Andrade”, de Rudá K. Andrade (resultado do edital ProAC Nº 23/2019), que também terá mais dois encontros: no dia 30/9 às 19h, com a participação de Marcia Camargos (Oficina Cultural Oswald de Andrade, pelo Youtube das Oficinas Culturais do Estado) e 28/10, às 17h, com a participação da jornalista Flávia Couto (Oficina Cultural Alfredo Volpi, pelo instagram @oficinasculturais).

 

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: